São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FMI traça cenário pessimista para crescimento global até 2009

DA REUTERS

O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, afirmou ontem ser difícil saber até onde vai a atual crise financeira global.
"A certeza é que as conseqüências da crise para o setor real ainda estão a nossa frente", afirmou Strauss-Kahn, acrescentando que o FMI também está razoavelmente pessimista com as perspectivas para o crescimento global em 2008 e especialmente em 2009.
O diretor-gerente do FMI afirmou ainda que a inflação, já descontrolada em alguns países, preocupa mais do que a desaceleração do crescimento.
"Nos países desenvolvidos, os bancos centrais levaram [a inflação] em conta e têm a política monetária correta. Nos países emergentes e em alguns países de baixa renda, a inflação está fora do controle. Isso significa que a política monetária provavelmente terá de ser endurecida nos próximas meses."
Sobre a desvalorização da moeda norte-americana, o francês avalia que a cotação do dólar está próxima de estabilizar-se no médio prazo diante de uma cesta de moedas das Américas. "O euro está ligeiramente valorizado, enquanto outras moedas, como o renminbi [como o yuan também é conhecido na China], estão obviamente subvalorizadas".

China
Strauss-Kahn dirigiu novas críticas à política cambial chinesa. As relações entre a China e o FMI estão abaladas desde que o fundo adotou novas regras para avaliar se um país administra sua taxa de câmbio com o intuito de estimular artificialmente suas exportações.
"Tenho dito que o renminbi estava significativamente desvalorizado, e a direção [do FMI] fará seus próprios comentários em até sete semanas", disse o diretor-gerente.
O yuan subiu mais de 20% frente ao dólar desde que o governo chinês abandonou o sistema de bandas cambiais, em julho de 2005.


Texto Anterior: Santander descarta plano de demitir ao absorver Real
Próximo Texto: Bush culpa petróleo pela inflação; Lula, a especulação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.