São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usinas terão taxa para preservação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal vai exigir que as usinas geradoras de energia elétrica "adotem" áreas de preservação ambiental, como parques e reservas indígenas, destinando parcela da tarifa cobrada dos consumidores para atividades de conservação que serão fixadas em contrato. As geradoras atuais, que já pagam taxas para preservação, precisarão se adequar, mas ainda não se sabe como.
"O empreendimento estará acoplado a um grande parque, a uma grande reserva indígena com um projeto que tenha o interesse de preservação ambiental. Esse novo empreendimento fica responsável por cuidar da melhor forma possível desse patrimônio que é da humanidade", afirmou o diretor brasileiro da Itaipu binacional, Jorge Samek.
A decisão do governo, tomada anteontem pelos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de Minas e Energia, Edison Lobão, é "carimbar" os recursos para parques específicos e assim suprir carências administrativas do Ibama com a falta de funcionários e equipamentos. (IURI DANTAS)


Texto Anterior: Com renda em alta, Nordeste bate o Sul no consumo de energia
Próximo Texto: Tempo quente: Argentina devolve energia para o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.