São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFLAÇÃO

IGP-DI recua para o menor nível desde abril

JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

A inflação medida pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) recuou em julho para 0,17%, menor patamar desde abril. Em junho, apurou alta de 0,67%.
A trajetória do índice foi ditada pela desaceleração nos preços de insumos industriais e de produtos agrícolas no atacado.
Os preços no atacado, que têm peso de 60% no índice, recuaram de 1,06% em junho para 0,17% em julho. "Tivemos forte desaceleração na fase inicial da cadeia produtiva", afirmou Salomão Quadros, coordenador de Análises Econômicas da FGV (Fundação Getulio Vargas).
O recuo no preço da soja (de 4,2% para -0,47%) e da cana-de-açúcar (de 8,57% para 0,21%) contribuiu para a perda de fôlego da inflação. Em sentido oposto, o início da entressafra na pecuária pressionou o preço de bovinos (2,31%).
Os materiais para manufatura -grupo que inclui commodities que iniciaram um período de correção de preços após forte alta nos últimos meses, como cobre, alumínio e celulose- passaram de 2,42% para -0,34%.


Texto Anterior: Costa defende incentivo fiscal a indústrias de transmissores
Próximo Texto: Informalidade se consolidou, diz Ipea
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.