São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush diz que há "liquidez suficiente" para uma correção

DA FOLHA ONLINE
DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, afirmou na manhã de ontem que há "liquidez suficiente" no país para permitir uma "correção" nos mercados financeiros, que vêm sofrendo abalos devido às preocupações com os mercados de crédito imobiliário -principalmente no segmento "subprime" (de maior risco).
Sem se referir diretamente às turbulências no mercado provocadas ontem pela suspensão dos fundos do BNP Paribas e da ação do BCE (Banco Central Europeu), o presidente dos EUA voltou a afirmar que as "bases fundamentais" da economia americana estão "robustas" e salientou a inflação baixa, um "forte" mercado de trabalho e a expansão da economia mundial como fatores que colaboram para essa "solidez".
Na terça-feira, Bush disse que os mercados irão fazer um "pouso suave" após a turbulência que atinge nas últimas semanas as Bolsas mundiais, afetadas pelos temores de investidores em relação ao mercado de crédito imobiliário norte-americano. Na ocasião, ele também falou que as "bases" da economia americana estão "sólidas", o que, segundo ele, ajudará os mercados a atravessar a instabilidade atual.
Ele descartou ontem a possibilidade de o governo ajudar financeiramente as pessoas que tomaram empréstimos para comprar casas e agora não têm condições financeiras de cumprir seus compromissos. "Se você se refere a dar auxílio direto para os proprietários de casas, a resposta é "não, eu não apóio isso"."
Ele disse, no entanto, que a Administração Federal do Setor Imobiliário deve ter flexibilidade para ajudar a renegociação dos financiamentos.
"Claro que qualquer pessoa que perdeu sua casa é alguém que merece nossa imensa consideração", completou o presidente dos Estados Unidos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Inadimplência já atinge crédito de menor risco, diz seguradora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.