São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2007

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Família Piva de Albuquerque negocia Empório Santa Maria

Supermercado de luxo da Cidade Jardim passa a ser administrado pela rede Saint Marché

Proprietários decidem concentrar operações em distribuidora de vinhos; estabelecimento sofreu com obras de túnel

TONI SCIARRETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

A família Piva de Albuquerque decidiu vender o Empório Santa Maria, um dos supermercados mais luxuosos de São Paulo, localizado na avenida Cidade Jardim (zona sul), para o grupo Saint Marché, outra rede de mercearias sofisticadas que atua em bairros nobres da capital paulista. O valor do negócio não foi divulgado.
Num primeiro momento, o contrato envolve apenas a administração do Santa Maria, mas deve evoluir para a venda propriamente dita, segundo apurou a Folha.
A iniciativa segue à profissionalização, iniciada em 2006, dos negócios da família, que agora priorizará as operações da Expand, distribuidora de bebidas à qual o Santa Maria estava ligado e que se mostrou mais rentável que a "butique gastronômica" da Cidade Jardim. No final do ano passado, Otávio Piva de Albuquerque, presidente da distribuidora, contratou executivos com a missão de aumentar a competitividade e a presença da Expand na distribuição de vinhos.
Entre os projetos em curso na Expand, estão uma nova operação logística de distribuição e a mudança da sede comercial, que desde julho saiu de Cotia (Grande SP) e foi para o Itaim, em São Paulo. Desde a profissionalização da gestão, a Expand trouxe novos vinhos ao país, com preços mais competitivos, e investiu em propaganda para renovar sua imagem com a classe média -até então, a Expand se concentrava no segmento de altíssima renda, o que limitava os negócios.

Adega
Os Piva de Albuquerque continuarão com a adega do Empório Santa Maria, que conta com mais de 4.000 tipos de vinho, negócio que segue em sintonia com a distribuição da bebida.
O Santa Maria abriu em 1993 procurando trazer a São Paulo a experiência da mercearia Dean & DeLucca, de Nova York, e da Fauchon, de Paris. A idéia era reunir num mesmo local um café, que servisse almoço e chá da tarde, com uma loja de conveniências, que tivesse desde verduras orgânicas até iguarias importadas, como caviar beluga do Irã, trufas italianas, além de vinhos de reserva do Novo e do Velho Mundo.
O café evoluiu para um restaurante, uma casa de chá e um sushi-bar. A loja faz ainda cursos de gastronomia e eventos.

Crise do túnel
Em 2004, o Empório sofreu com as obras do túnel da avenida Cidade Jardim, que interrompeu o tráfego na região durante oito meses. Demitiu 50 dos 160 funcionários e chegou a ter perdas de 50% no faturamento nos piores meses.
Já o Saint Marché, que tem duas lojas no Morumbi e uma na City Lapa, "economiza" no perfil de alto luxo e investe mais em verduras, frutas, carnes e pão frescos. Diferentemente do Santa Maria, diz ter bons preços -verdadeiro tabu no segmento de luxo.
Pelo acordo com os Piva de Albuquerque, as lojas do Saint Marché também passarão a distribuir os vinhos da Expand.


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