São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

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Circulação de jornais no país cresce 8% no 1º semestre

Folha lidera com venda média diária de 317,3 mil exemplares, segundo o IVC

Setor se expande de forma contínua no Brasil há quatro anos, e instituto prevê manutenção do ritmo de crescimento em 2009

DA REPORTAGEM LOCAL

A circulação de jornais no Brasil cresceu 8,1% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período do ano passado, segundo levantamento do IVC (Instituto Verificador de Circulação).
Em média, 4,39 milhões de exemplares circularam diariamente no país nos primeiros seis meses deste ano. Em igual período do ano passado, foram 4,06 milhões de exemplares.
A Folha é a primeira colocada em vendas no primeiro semestre deste ano, com 7,2% de participação de mercado, com venda diária média de 317,3 mil exemplares.
A segunda posição é ocupada pelo "Extra", do Rio de Janeiro, com 7,1% de participação (315,2 mil exemplares). Depois seguem o mineiro "Super Notícia", com 6,8% de participação (301,3 mil exemplares), "O Globo", do Rio de Janeiro, com 6,3% (281,8 mil exemplares) e "O Estado de S. Paulo", com 5,8% de participação (257,8 mil exemplares).
Ricardo Costa, diretor-geral do IVC, diz que os números do primeiro semestre mostram o bom momento do meio jornal no Brasil, que cresce de forma contínua há quatro anos.
Em junho deste ano, a venda média diária de jornais no país foi de 4,30 milhões de exemplares, segundo o IVC. Esse número foi 5,3% maior do que o de igual período do ano passado e 0,4% menor do que o de maio.
A Folha, líder na média diária de vendas desde 1986, manteve a primeira posição também em junho, com a venda média diária de 312,8 mil exemplares.
"Super Notícia" ficou em segundo lugar, com venda de 294,8 mil exemplares. "O Globo" ficou em terceiro lugar (272,9 mil exemplares), e "O Estado de S. Paulo", em quarto lugar (256,8 mil exemplares).

Bom momento
Para Murilo Bussab, diretor de Circulação da Folha, o crescimento dos jornais tem basicamente dois motivos: o bom momento econômico do país, que resulta na expansão do mercado consumidor de informações, e a melhor saúde financeira das empresas de mídia, que permite maiores investimentos em marketing, produtos e distribuição.
Na avaliação de Bussab, "é inegável que os jornais populares são os maiores beneficiados pelo crescimento, mas a Folha teve um excelente desempenho [crescimento de 5,9% no 1º semestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007] quando comparada ao crescimento de 3,2% do segmento de jornais "premium'".
Pedro Martins da Silva, presidente do IVC, afirma que a tendência é a de que o mercado de jornais brasileiro cresça no ritmo atual nos próximos 18 meses.
"Não vejo mudança na atividade econômica ou na renda da população capaz de indicar qualquer inversão dessa tendência de crescimento do mercado de jornais", afirma o executivo.
Segundo Martins da Silva, o mercado de jornais está dinâmico, já que há investimentos em novos títulos, promoções e campanhas.
"O desempenho do mercado de jornais contraria previsões negativas feitas no início da década. A expectativa era a de que o fornecimento de conteúdo pela internet resultaria numa redução do consumo de jornais. Isso não aconteceu e não deve acontecer devido à credibilidade do conteúdo dos jornais, como mostram os números do setor."


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