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Claro obriga cliente a usar nova senha para fazer ligação no celular
Exigência vale apenas para aparelhos TDMA; Procon critica medida unilateral
DA REPORTAGEM LOCAL
Desde o dia 21 de agosto, a
Claro tem entrado em contato
com os seus clientes que usam a
chamada tecnologia de celular
TDMA para dar-lhes um aviso.
Será preciso discar uma senha
para fazer ligações do aparelho
se o consumidor não quiser ter
o celular bloqueado. A obrigatoriedade do uso da senha foi
determinada pela empresa sem
autorização da Anatel, a agência reguladora do setor no país.
Oficialmente, a empresa informa que a medida foi tomada
para evitar clonagens. O Procon SP questiona a decisão e informa que o problema de clonagem precisa ser controlado
sem ônus ao cliente.
Quem utiliza os celulares da
Claro recebeu em casa uma
carta com a nova determinação
e os números que fazem parte
da senha. A carta ainda faz
menções às vantagens da tecnologia GSM -que vem sendo
alvo de uma série de ações recentes da Claro para que clientes passem a utilizá-la, em detrimento do TDMA.
A tecnologia TDMA é uma
das mais utilizadas no mundo,
mas vem perdendo mercado no
Brasil com a expansão do GSM
-com sinal e canal de voz digital. Mais de 59% dos aparelhos
no Brasil utilizam o GSM, contra 14,24% do TDMA segundo
dados de julho da Anatel. O interesse na difusão do GSM existe, em parte, por causa da economia: o custo de infra-estrutura dessa rede é mais baixo para as empresas.
A Claro tem crescido no mercado brasileiro. A companhia
fechou em julho com 22,87%
do mercado, contra 22,83% em
junho, informa a Anatel. A Vivo
é líder, com 30,77% de participação em julho e 31,09% em junho. Em segundo lugar está a
TIM, com 24,57% -atingiu
24,36% em junho.
(AM)
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