São Paulo, quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Mercado Aberto

Times europeus ficam mais seletivos

Os times de futebol europeus compraram menos jogadores para a temporada de 2009, mas pagaram mais caro por eles. É o que aponta levantamento da Traffic Sports, que faz assessoria financeira a atletas.
Os 147 times pesquisados gastaram cerca de € 2,2 bilhões na aquisição de 511 novos talentos para a temporada 2009. O volume pago foi 1,7% acima do investimento feito no ano passado. Em 2008, foram comprados 616 jogadores, 20% mais do que neste ano.
Segundo o presidente da Traffic, Alex Rotter, os principais times da Europa apostaram nas estrelas do futebol mundial na temporada deste ano. "Os grandes clubes concentraram investimentos em jogadores considerados importantes para ganhar campeonatos", diz Rotter.
Um exemplo é a contratação do português Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid. O time espanhol investiu € 94 milhões pelo jogador.
Para Rotter, mesmo com menos contratações, a manutenção do investimento europeu em novos talentos mostra que a crise econômica não afetou tanto o caixa dos clubes.
Os times ingleses são exceção. Neste ano, eles gastaram 15% menos na aquisição de jogadores do que na temporada anterior, apesar de continuarem à frente do ranking de investimentos por país.
O modelo de gestão dos clubes ingleses justifica a retração nas compras, diz Rotter. Eles são controlados por empresas e investidores, diferentemente da maioria dos clubes europeus, que tem gestão própria.
"A perda dos investidores na crise refletiu na queda no investimento de grandes times ingleses, como Chelsea e Liverpool", diz Rotter.

SABORES NO MAPA

Alguns dos maiores chefs brasileiros começam a criar os roteiros da Gouté Gourmet Travel Experience, especializada em turismo de gastronomia. A empresa de Daniela Hispagnol, ex-proprietária do restaurante Toro, e de Tatiana Simões, que deixou a Leading Hotels, tem parcerias fechadas com Carla Pernambuco (Carlota), Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto), Marco Kerkmeester (Santo Grão), Juliana Motter (Maria Brigadeiro) e Alexandra Corvo (Ciclo das Vinhas). Além de eventos em SP, a empresa criou um calendário de viagens com visitas ao Norte do Brasil, guiadas por Trajano, a patisseries na França, acompanhadas por Motter, a fazendas de café no Brasil com Kerkmeester e outros.

DIREÇÃO

A unidade brasileira do grupo SKF, que fabrica rolamentos, ficou entre as plantas de melhor desempenho do grupo no mundo desde que colocou em operação um plano de combate à crise. A subsidiária reduziu em 12% o custo entre canais de produção nas linhas dedicadas ao setor automotivo. Segundo Donizete Santos, presidente da empresa, os ajustes no emprego incluíram redução de jornada, suspensão temporária de contratos e banco de horas.

Maria Cristina Frias assume coluna amanhã

A jornalista Maria Cristina Frias assume amanhã esta coluna. Desde o ano 2000, escreve sobre macroeconomia e finanças para o caderno Dinheiro desta Folha. No jornal, já havia atuado como editorialista, repórter na área de educação e tradutora. Foi repórter do SBT, sob o comando de Boris Casoy, e da TV Globo. Atuou também como comentarista de economia, ao lado de Lillian Witte Fibe, no Grupo Bandeirantes.
A jornalista estudou filosofia na Universidade de São Paulo e psicologia na Pontifícia Universidade Católica, onde se formou em jornalismo. Fez MBA em finanças pelo Insper (antigo Ibmec). O jornalista Guilherme Barros deixa o Grupo Folha para novos desafios profissionais.

POR TODOS OS LADOS
Eike Batista também está negociando a compra das ações dos fundos de pensão na Vale. Os fundos detêm 4% da empresa. O empresário já iniciou conversas com o Bradesco, há poucos dias. Se fechar o negócio, Eike tem muitas chances de se tornar acionista majoritário da mineradora. Os fundos consideraram bastante atraente a proposta de Eike.

ANDAIME
O emprego na construção pesada segue a tendência de alta, com crescimento de 0,55% em julho na comparação com junho. Foram admitidos 285 trabalhadores, segundo levantamento do Sinicesp (Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo). Com o aprofundamento da crise, no final do ano passado, o setor registrou queda brusca no nível do emprego. No acumulado dos últimos 12 meses a elevação foi de 4,18%, com a abertura de 2.087 postos de trabalho.

PLATAFORMA
A Usiminas vai produzir chapas grossas com resfriamento acelerado em 2010 em Ipatinga (MG). A tecnologia, desenvolvida de acordo com os requisitos para a exploração do pré-sal, atenderá os setores naval e de plataformas offshore.

RECLAMAÇÕES
O MP abriu ação para que a Anatel publique em Diário Oficial e na internet os relatórios de fiscalização no sistema de cobrança e bilhetagem das operadoras de telefonia fixa. O inquérito foi aberto por conta de falhas detectadas nesses sistemas.


com CRISTIANE BARBIERI (interina), JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Lula recua e retira urgência do pré-sal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.