São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Desinteresse
O aumento dos preços dos carros -de janeiro a agosto a alta foi de até 12%- tem tirado o interesse do consumidor do Rio. Levantamento da Fecomercio-RJ mostra que só 11,4% dos 3.000 entrevistados tinham financiamento de carro em setembro. Esse percentual, que era de 19,2% em julho, já tinha caído em agosto (14,3%).

Guerra do óleo 1
O juiz Fábio Tenenblat acatou recurso da ANP e derrubou a liminar que havia sido concedida a um diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras. A ação suspendia a assinatura dos contratos de concessão da Sexta Rodada de Licitações.

Guerra do óleo 2
A Aepet contestava a obrigatoriedade de contratação de empresas de bens e serviços nacionais como critério de avaliação das ofertas feitas na licitação.

Tecnologia de exportação 1
Pela primeira vez, mais de 30 empresários brasileiros de tecnologia da informação participam da Gartner Symposium Itxpo, o maior evento do setor, que ocorre na Flórida (EUA). A Apex-Brasil contratou uma consultoria especializada para mapear o setor norte-americano.

Tecnologia de exportação 2
O Brasil é líder mundial em automação bancária e tem competência destacada em biotecnologia, automação comercial, governo eletrônico e aplicativos de segurança. Além do know-how, os empresários levam na mala amplo material para promover a produção brasileira.

De mudança
José Antonio Cristóvão Balau assume em janeiro a diretoria de operações, logística e multimodal para a costa leste da América do Sul da Aliança Navegação e Logística. O executivo entrará no lugar de Hans-Juergen Nitschke, que se aposentará após 32 anos na empresa.

Promoção
Alexander Schmitz-Kohlitz assume a direção-executiva de Offshore, Desenvolvimento de Novos Negócios, Vendas e Marketing da Gedas do Brasil.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Fora da curva

Passada a semana de bons índices de inflação, o mercado parece já ter compreendido que pode ter vivido em setembro um "ponto fora da curva" em termos de variação de preços. Essa é a avaliação de Alexandre Póvoa, economista da Modal Asset. Os índices de inflação de setembro foram influenciados pela deflação dos alimentos e pela ausência de reajuste de preços administrados. Os núcleos voltaram para 0,40% em média, uma boa notícia. "De um lado, o emprego nos EUA vindo em patamar abaixo do esperado e o preço do petróleo incomodando. Do outro, uma baixa aversão a risco mundial e o título do Tesouro dos EUA depreciado. O curto prazo impera, e os riscos de longo prazo que fiquem no longo prazo. Mas é sempre bom alertar para os perigos que parecem evidentes, mas que são postos de lado pelo otimismo reinante."


Próximo Texto: Auditores apontam erros em conta telefônica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.