São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Teles destacam confiabilidade de seus sistemas

DA SUCURSAL DO RIO

As concessionárias de telefonia fixa contestaram com veemência as informações sobre erros de cobrança em contas apontados por empresas de consultoria.
O vice-presidente de Redes da Telefônica, Fábio Micheli, disse que a planta de telefonia da empresa é 100% digitalizada e que o sistema de registros de chamadas, ""se não for infalível, está muito próximo da perfeição". A precisão, segundo ele, atende ao objetivo da operadora de obter a remuneração justa pelo serviço que presta e a proteção do cliente.
A empresa disse que um conjunto de ferramentas garante a supervisão do funcionamento das centrais telefônicas e que, quando um problema é detectado, é logo corrigido.
Segundo o executivo, os processos de tarifação e de faturamento, que envolvem os registros de coleta e bilhetagem, da Telefônica são certificados semestralmente pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) há dois anos.
""Temos quatro certificados consecutivos de erro zero", declarou Micheli.

Brasil Telecom
A Brasil Telecom afirmou, por meio de nota, que seus processos de coleta, registro, tarifação e de faturamento das chamadas para a emissão das contas são certificados semestralmente pelo órgão certificador independente Bureau Veritas Quality International (BVQI), credenciado pela Anatel e que possui o selo do Inmetro.
A certificação, segundo a empresa, responde às exigências da auditoria interna, determinada pelo conselho de administração da companhia, e da auditoria externa exigida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela Anatel.
A Brasil Telecom disse que a certificação contempla todos os passos das operações telefônicas, desde o momento em que a chamada é registrada nas centrais até o faturamento e a emissão da conta, em todas os tipos de chamada.
A empresa disse que 99% de suas centrais telefônicas são digitais, o que garantiria alto grau de confiabilidade.

Telemar
A Telemar afirmou, também por meio de nota, que "refuta especulações de terceiros sem devido credenciamento" sobre um percentual de erro em aferição de conta ou faturamento e que os percentuais divulgados por alguns consultores são "inverídicos e absurdos".
A empresa afirmou que seu sistema e seus equipamentos de aferição seguem padrões utilizados internacionalmente e têm certificação de controle de processos e qualidade em conformidade com as regras de controle e auditoria reconhecidas pela Anatel.
A coleta, o registro, a tarifação e o faturamento do serviço telefônico fixo, segundo a Telemar, são também certificados pela ABNT, e o sistema de gestão da qualidade do processo de faturamento das contas tem certificação pela Norma NBR ISO 9001/2000 e pelo Inmetro.
A Telemar disse ainda que utiliza equipamentos fornecidos por renomados fabricantes do mercado mundial, como Siemens, Ericsson, NEC, Lucent e Alcatel, que também têm certificados em conformidade com normas da Anatel e de institutos de controle de processos e qualidade.

Embratel
A reportagem procurou a Embratel e foi informada, no final da tarde de sexta-feira, que a empresa não se pronunciaria sobre o assunto por não atuar como concessionária de telefonia local e por receber ""um número muito pequeno" de reclamações dos clientes.
(ELVIRA LOBATO)


Texto Anterior: Linha cruzada: Cobrança de pulsos lidera as queixas na área de telefonia
Próximo Texto: Outro lado: Usuário não busca orientações sobre consumo, diz Eletropaulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.