São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

BARRIL DE PÓLVORA


Petrolíferas defendem lucro recorde
Os principais executivos de grandes empresas de petróleo defenderam ontem os lucros recorde do setor em sessão do Senado americano.
Executivos da Exxon Mobil, Chevron, ConocoPhillips, BP e Royal Dutch Shell disseram que um imposto sobre os lucros poderia restringir investimentos e contribuir para uma alta dos preços do petróleo.
A senadora democrata Dianne Feinstein criticou o fato de que as margens de lucro das petrolíferas dobraram desde 2003. "Parece que as empresas estão limitando os investimentos em refino porque isso ajuda as margens de lucro."
Lee Raymond, principal executivo da Exxon Mobil, disse, no entanto, que os investimentos não podem acompanhar os preços dos produtos. "Na política, o tempo é medido em dois, quatro ou seis anos. No setor de energia, o tempo é medido em décadas, baseado em nossos projetos."


Texto Anterior: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Cúpula das Américas - um Post-Mortem
Próximo Texto: Tecnologia: Microsoft admite falhas em documento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.