São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de eletrodomésticos recua até 36,4%

DA SUCURSAL DO RIO

Mais baratos com a queda do dólar, os produtos importados já concorrem com produção nacional de alguns setores, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o caso de semiduráveis (calçados e artigos de vestuário), cuja produção caiu 9,1% em setembro na comparação com igual mês de 2004.
Outro fator que afetou o desempenho de alguns ramos é o acúmulo de estoques, que provocou uma retração de 36,4% na fabricação de eletrodomésticos de linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar. A produção de eletrodomésticos como um todo caiu 14,3% ante setembro de 2004.
Segundo Isabella Nunes, gerente da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, o fato de as importações de calçados e de peças de vestuários estarem crescendo acima da média indica que a produção desses setores está em queda por causa da competição dos importados, que se tornaram competitivos com a recuo do dólar.
Para Nunes, os estoques altos afetaram mais os eletrodomésticos do que os outros bens duráveis porque estes são mais dependentes do mercado interno e "têm uma menor saída para exportação". Também destinada ao mercado externo, a produção de carros registrou queda de 1,1% em setembro.


Texto Anterior: Pé no freio: Analistas vêem até PIB negativo no trimestre
Próximo Texto: Luís Nassif: Dilma contra o cérebro flutuante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.