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Abilio lança rede para "brigar" com pequenos
Até o final deste mês, "Extra Perto" terá oito lojas, todas de porte menor
Para o empresário, grupo está "subindo uma ladeira" e resultados devem melhorar; clientes notam que preços no Pão de Açúcar caem, diz
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Chega ao mercado a nova rede de supermercados do grupo
Pão de Açúcar. Chama-se "Extra Perto", e a primeira unidade
-com 130 metros quadrados-
foi discretamente inaugurada
no último dia 1º, no bairro da
Liberdade, em São Paulo. Outras duas lojas serão abertas na
próxima semana. No total, o
grupo terá oito unidades com a
bandeira até o final deste mês e
outras duas unidades até o Natal -somando dez pontos. Irá
concorrer diretamente com os
chamados supermercados de
vizinhança - pequenas lojas
que crescem a taxas mais elevadas que a média do setor.
"Se tiver um Dia% [rede do
Carrefour] do lado da rua, com
preço de "hard discount" [lojas
de desconto], vamos ter preços
para competir com eles. E o
sortimento se adaptará ao público da loja, seja ele de maior
ou menor renda. Com o "Extra
Perto", teremos flexibilidade
maior", diz Hugo Bethlem, diretor executivo do grupo.
O plano de expansão da rede,
que inclui o anúncio dessa nova
bandeira, fez parte de uma conversa ontem entre o alto comando da rede -incluindo
Abilio Diniz, presidente do
Conselho de Administração da
grupo- e analistas de mercado.
A cadeia informou que, no último trimestre do ano, irá abrir
26 lojas das 28 programadas
para o ano. Será em ritmo rápido. O número anterior, divulgado pela empresa, falava em 18
novos pontos no ano. "Mantemos em sigilo que o volume poderia ser maior", disse Caio
Mattar, diretor de expansão.
Ontem, aos analistas, Abilio
disse que o grupo está "avançando bem, tornou-se mais
competitivo [em relação aos
preços que pratica]", mas que a
atual situação da empresa ainda está "longe do que se esperava". O empresário refere-se aos
recentes resultados financeiros
do grupo, que mostram um desempenho afetado por maiores
custos (com a demissão de pessoal e a reestruturação de negócios) e que fizeram a rede fechar o terceiro trimestre com
queda de 55,2% no lucro.
"Estamos com um programa
de redução de custos em pleno
funcionamento e estando indo
bem. Estamos mais magros,
mais ágeis", diz ele. O grupo demitiu oito diretores e 80 gerentes, para evitar "bateção de cabeça", segundo Cassio Casseb,
presidente do grupo. Agilidade
e leveza seriam necessários numa eventual disputa por mercado com a maior rede de varejo do mundo, o Wal-Mart.
Por diversas vezes, Abilio e os
diretores do grupo disseram
ontem que já sentem resultados nas vendas por conta da política de redução de preços nas
lojas neste ano, inclusive no
Pão de Açúcar, rede com fama
de preços altos. "O consumidor
começa a desconfiar que não
está pagando mais caro pela
compra", afirmou.
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