São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Vamos colaborar, mas não comprar a BRA, diz Efromovich

O empresário German Efromovich, dono da OceanAir, confirmou ontem à Folha que está em negociações com o governo para resolver os problemas dos usuários da BRA, mas negou que estivesse comprando ou assumindo a companhia aérea, que anunciou nesta semana a suspensão de suas operações.
Efromovich disse que não tinha falado, pelo menos até o fim da tarde de ontem, com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, mas já havia determinado aos seus diretores na OceanAir que se colocassem à disposição do governo para ajudar no que fosse necessário para acomodar a situação dos passageiros não atendidos pela BRA.
"Eu determinei ao meu pessoal que se colocasse à disposição do governo para resolver e ajudar o usuário da BRA naquilo que for necessário e dentro das condições de segurança", afirmou. "O nosso papel é colaborar nessa situação de emergência."
Ontem, o empresário passou o dia na Ilha do Governador, no Rio, sede dos seus estaleiros Mauá Jurong e Eisa, assinando contratos para a construção de quatro navios para a Petrobras e cinco para a Vale do Rio Doce.
O empresário disse que não precisa, no entanto, comprar ou incorporar a BRA para expandir o seu negócio, tampouco dos contratos que a companhia assinou neste ano com a Embraer.
Segundo Efromovich, a OceanAir está investindo US$ 5 bilhões na aquisição de 33 Airbus e mais dez 787. O objetivo é alcançar 15% do mercado em 2010. Atualmente, a companhia dispõe de 30 aeronaves e responde por cerca de 2,9% do mercado de aviação.
Efromovich disse que irá fazer na próxima segunda um grande anúncio que irá abalar o mercado.
"A OceanAir tem condições de crescer com as suas próprias pernas e não depende da falência de outras empresas para atingir seu objetivo", diz o empresário.

A TEORIA DO RISCO
A seguradora Bradesco Auto/RE discute, na próxima semana, a teoria dos riscos. A empresa realiza seu primeiro fórum sobre o tema voltado a executivos de finanças de grandes corporações, na terça-feira, no hotel Unique, em SP. Na agenda, está programada palestra da pesquisadora francesa Yvette Veyret, autora de "Os Riscos - O Homem como Agressor e Vítima do Meio Ambiente" (Ed. Contexto, 320 páginas). Há ainda três painéis sobre riscos ambientais, urbanos e técnico-industriais. "As seguradoras hoje não se preocupam mais só com expectativa de vida. A teoria do risco passou a ser mais discutida", diz Ricardo Saad, diretor-geral da Bradesco Auto/ RE.

PINTURA
Gustavo Marin, presidente do Citibank no Brasil, reúne cerca de mil voluntários em São Paulo, hoje, para reformar e pintar a Escola Estadual Dona Pilar Garcia Vidal, localizada no bairro de São Mateus, na região leste da capital. A iniciativa é parte da segunda edição do Dia Global na Comunidade, ação que o banco promove mundialmente.

IDA E VOLTA
A Bulgari fechou parceria com a Delta Airlines e a American Express. A cada R$ 10.000 em compras, o cliente ganha uma passagem de ida e volta para Nova York.

BALANÇO
A Michael Page International, especializada em recrutamento de média e alta gerência, faz um ano de atividades de sua unidade de Campinas (SP) com 120 executivos contratados, uma carteira com mais de 80 clientes e 10% do faturamento bruto do grupo. Trata-se do primeiro escritório no país instalado fora de uma capital.

LULUZINHA
Pela primeira vez, a marca Prestobarba, da Procter & Gamble, faz estratégia de marketing voltada para seu aparelho feminino. A garota-propaganda será Fernanda Lima.

ENERGIA
O presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio, José Goldemberg, participará, na próxima semana, do 20º Congresso Mundial de Energia. Goldemberg será o único representante da América Latina no evento e fará parte do painel "Energia para o Desenvolvimento". O ex-ministro debaterá os avanços feitos pelo Brasil na área de acesso à energia e na questão das mudanças do clima e do álcool.

CAÇA DE TALENTOS
A Mariaca InterSearch, de gestão de pessoas, fechará 2007 com um crescimento de 40% puxado por setores como automobilístico, de autopeças, construção, software e agências de publicidade. De acordo com o presidente da empresa, Marcelo Mariaca, praticamente todos os segmentos da economia estão envolvidos na caça a talentos.

WEB 2.0
O WTC Institute e a Jump Education vão reunir especialistas em tecnologia (web 2.0 e blogs, entre outros) e marketing no seminário "One Day Digital - Novas Mídias", no dia 22, no WTC, em São Paulo.

EM OBRAS
A competitividade da indústria brasileira de construção civil será um dos diferenciais apresentados pela campanha "Brasil, The New Alternative" aos empresários do Oriente Médio. A campanha será promovida pela Apex, na feira Big5, que reúne compradores do setor em Dubai, entre os dias 25 e 29 deste mês. Os expositores brasileiros vão negociar maquinário, cerâmicas e revestimentos, mármores e pedras ornamentais, metais e iluminação.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

Próximo Texto: Petróleo terá novo modelo de exploração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.