São Paulo, terça-feira, 10 de novembro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Outro banco brasileiro emite dívida fora

Mais um banco brasileiro fecha captação de dívida no exterior. O Banco Fibra concluiu na sexta passada uma operação de dívida subordinada de US$ 110 milhões por um prazo de sete anos. O instrumento, que começa a voltar ao mercado, é importante para o aumento da oferta de crédito doméstico.
A operação concluída pelo Fibra se assemelha a uma debênture, mas é feita no exterior. É do gênero da que o Bradesco fechou de US$ 750 milhões, no final de setembro.
A captação marcou a retomada dessas emissões, em razão da queda de taxas.
O Banco do Brasil também fez em outubro uma captação de US$ 1,5 bilhão em bônus perpétuos vendidos no mercado de dívida internacional.
A operação, que teve uma enorme demanda, reforçou o capital da instituição.
Os bancos têm aproveitado o apetite externo para dívidas.
"O mercado está mais líquido, com mais recursos do que aqui", diz Roberto Vianna, sócio do escritório de advocacia Lefosse, que trabalhou nas operações do BB e do Fibra e opera em parceria com a banca internacional Linklaters.
Outra operação, ainda em precificação, está em andamento no Lefosse.
Vianna estima que emissões nessa categoria de operação devam superar os US$ 3 bilhões até o final do ano. O instrumento praticamente tinha desaparecido do mercado em 2008.
"A volta das dívidas de capital regulatório está atreladas ao interesse das instituições em aumentar a capacidade de oferta de crédito. Os recursos se integram ao capital dos bancos e têm condições especiais de resgate e liquidação." As operações foram colocadas principalmente na Ásia e na Europa.
"O apetite de investidores internacionais cria um novo ciclo virtuoso para esse mercado."

Como o câmbio está favorável, o mercado tem ido captar fora. As dívidas em dólar estão mais baratas com o real forte
ROBERTO VIANNA
sócio do Lefosse

MISTURA 1
A recente elevação do preço do álcool não justifica uma redução do percentual de álcool dissolvido na gasolina, afirma o diretor técnico da Unica (associação das usinas), Antonio de Padua Rodrigues. Para ele, o próprio mercado consegue ajustar a cotação do combustível, já que 37% da frota de veículos é "flex" e só consome álcool se o preço for competitivo.

MISTURA 2
A Unica já participou de reuniões com representantes da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e dos ministérios da Agricultura e de Minas e Energia para defender essa posição. O governo começou a estudar a redução do percentual de álcool na gasolina há um mês.

GENGIVA
A presença de fabricantes de produtos odontológicos chineses vai triplicar na feira de negócios do setor, que será realizada com o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro do próximo ano. Para a edição de 2010, 21 empresas da China reservaram um espaço na feira. Em 2009, foram sete.

MOTOR 1
O BMW Group Brasil registrou em outubro recorde de vendas histórico para a marca no país, com a entrega de 662 veículos BMW a clientes. O aumento é de 157% na comparação com o mesmo período de 2008. De janeiro a outubro, foram entregues 3.897 unidades, 58% a mais do que no mesmo período do ano passado.

MOTOR 2
A BMW Motorrad, segmento de motocicletas do grupo, também cresceu. Desde que passou a investir em motocicletas de 500 cilindradas, as vendas da marca aumentaram. Até outubro foi registrado um aumento de 15% nas motocicletas BMW emplacadas ante o mesmo período do ano passado. O resultado da marca vai na contramão do mercado de motos, que registrou uma retração de 15% no mesmo período.

TIRO DE META
Os clubes brasileiros de futebol faturaram US$ 770 milhões no ano passado, de acordo com levantamento da empresa de auditoria e consultoria Crowe Horwath RCS. Existe potencial para que o número dobre de tamanho até 2014, segundo a empresa.

SEGURADO
A Bradesco Auto/RE fechou seguro da Net. A apólice de riscos nomeados prevê cobertura para danos materiais às instalações e equipamentos da empresa em todo o Brasil, com valor total em risco de R$ 888,3 milhões.

SERINGA
Um programa de apoio à gestão será implementado a partir do dia 17 deste mês em 14 hospitais públicos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A ação é uma das 22 iniciativas de responsabilidade social do Hospital Samaritano promovidas em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto também inclui a qualificação de profissionais nas áreas de terapia intensiva pediátrica e neonatal. Com duração de três anos, a iniciativa custará cerca de R$ 3,5 milhões ao Samaritano, que soma um investimento total de R$ 44 milhões em ações sociais.

IDEIA CENTRAL
O serviço de descoberta da "master idea" das empresas, ou seja, de um conceito central que oriente sua atuação, será o foco da BrightHouse, consultoria global que inicia as operações no Brasil. A marca chega ao país por meio de uma parceria entre seu fundador, o consultor americano Joey Reiman, e o grupo de branding Troiano.

ÁGUA DA CHUVA
A nova concessionária da Toyota em Niterói (RJ) abre as portas com um sistema de reaproveitamento de água, desenvolvido pelo arquiteto Fernando Luz. As águas captadas serão utilizadas para lavar os veículos e irrigar a área verde do local. Com investimento de R$ 4 milhões, essa é a sétima concessionária da Toyota no Estado do Rio de Janeiro e a segunda no município.
com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI



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