São Paulo, terça-feira, 10 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BB decide criar incentivo à demissão na Nossa Caixa

Proposta decepciona funcionários com mais tempo de casa e premia mais jovens

Foco do programa de demissão voluntária será funcionário administrativo, que tem duplicidade de função com equipe do BB


TONI SCIARRETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Contrariando a expectativa de que faria uma fusão sem cortes, o Banco do Brasil decidiu criar um PDV (Programa de Demissão Voluntária) para os funcionários da Nossa Caixa, banco paulista comprado no ano passado e que será incorporado no próximo dia 30.
O foco do programa será o pessoal administrativo e de áreas com maior duplicidade de funções com os funcionários graduados do BB. O pessoal das agências tem mais condições de ser preservado.
Diferentemente da maioria dos PDVs, que premiam os funcionários com mais tempo de casa, o programa da Nossa Caixa incentivará o desligamento dos funcionários no meio da carreira. Para incentivar as demissões, o BB oferecerá três salários por ano que falta para o funcionário se aposentar pelo INSS, limitado a 20 salários. Um profissional que tenha dois anos de trabalho pela frente levará só seis salários. Quem tiver sete terá 20 salários -o teto.
Poderão aderir ao programa os funcionários com 15 anos de casa, acima de 50 anos ou com cargos a partir de gerente. O banco emprega quase 15 mil.
Para o BB, o programa de incentivo aos desligamentos não quebra o compromisso assumido de não fazer demissões na incorporação da Nossa Caixa. O banco lembra que a adesão ao programa é voluntário.
Segundo Raquel Kacelnikas, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo (CUT) e funcionária da Nossa Caixa, o programa decepcionou a maioria dos funcionários. "O clima está muito ruim. Quem está para se aposentar queria mais pelo tempo e não vai levar muito."
O sindicato negocia com a direção do BB uma estrutura administrativa maior em São Paulo, com objetivo de manter mais cargos no Estado. Com a incorporação, os funcionários que ficarem mas perderem seus cargos terão cortados o comissionamento, o que pode reduzir até metade do salário.
A Nossa Caixa informou que o programa está em fase de finalização e que só se pronunciará após sua definição.


Texto Anterior: Vinicius Torres Freire: Muros e mumunhas da história
Próximo Texto: Telefonia: Telefônica diz que comprará GVT com recursos do mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.