São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

Analistas vêem alívio no mercado de imóveis dos EUA

DA REDAÇÃO
DA BLOOMBERG

As vendas pendentes de casas nos Estados Unidos tiveram queda de 0,7% em outubro, segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis do país. O índice fechou em 88,9 pontos, contra 89,2 registrados em setembro. Ante outubro de 2007, a retração é de 1%.
O resultado surpreendeu os economistas, que previam um resultado mais negativo para o período. De acordo com os analistas, a queda sugere que o mercado imobiliário dos EUA começou a se estabilizar após o estouro da crise do subprime (hipotecas de alto risco).
O índice monitora contratos assinados cujas vendas não foram concluídas -por exemplo, por alta de pagamento.
Apesar do otimismo ante a ligeira moderação desse indicador, outros dados mostram que a crise do setor não foi superada. Segundo a Mortgage Bankers Association (associação de bancos especializados em hipotecas), 53% dos compradores que renegociaram contratos imobiliários voltaram a ficar inadimplentes após seis meses.
A OCDE (que reúne os países mais ricos do mundo) também está pessimista: a entidade divulgou relatório que prevê piora na recessão nos EUA a curto prazo. A OCDE aponta a incerteza sobre a solvência dos bancos e a oferta de crédito como os principais fatores para a piora na economia a curto prazo.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Ajuda a montadoras emperra nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.