UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMPRESAS

Unibanco, Cemig e Tele Norte Leste são afetados; Vale se beneficia

Merrill Lynch rebaixa títulos de três empresas brasileiras

DA REPORTAGEM LOCAL

Em um relatório interno produzido para seus clientes, o banco de investimentos norte-americano Merrill Lynch fez um ajuste em sua carteira de investimentos e rebaixou os títulos da dívida de algumas empresas brasileiras de "nível de mercado" para "abaixo do nível do mercado".
Os títulos afetados negativamente foram os do Unibanco, Cemig e Tele Norte Leste. Os beneficiados com a nova recomendação foram Vale do Rio Doce e Aracruz. Mas na alocação geral dos recursos as instituições brasileiras mais perderam do que ganharam.
Segundo o banco, a redução é um "ajuste tático" devido ao risco de guerra contra o Iraque. O relatório diz que a atual conjuntura internacional sugere uma aversão ao risco, o que faz com que a instituição adote uma estratégia considerada mais "defensiva" para os títulos latino-americanos.
Além disso, o banco enfatiza que as mudanças fazem parte da atual conjuntura internacional e independem da situação econômica de cada país.
Para eles, a realocação se refere a um horizonte de curto prazo e não a uma mudança formal para cada país. Sendo assim, o Brasil continua, segundo o Merrill Lynch, com a recomendação de "nível de mercado" e o México com "abaixo do mercado".
Isso porque o banco diz manter uma visão construtiva do Brasil no médio prazo, enquanto o México passa por um momento de fraco crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) devido às atuais perspectivas dos Estados Unidos.


Texto Anterior: Tempero tropical: Barbie vai ter modelo "Rio de Janeiro"
Próximo Texto: FMI faz elogio à nova meta de superávit fiscal
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.