São Paulo, domingo, 11 de março de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

Guilherme Barros - guilherme.barros@uol.com.br

Telefônica investe em TV por banda larga

A Telefônica já está se preparando para investir pesado em TV por banda larga. A empresa de telefonia dará partida em abril em um projeto piloto de implantação de uma rede de cabo de fibra óptica que chegará diretamente à casa do cliente na região dos Jardins. Serão 4.000 casas que passarão a receber o novo serviço.
O uso de fibra óptica para clientes residenciais faz parte de um conjunto de iniciativas para a ampliação dos serviços do Speedy, o serviço de banda larga da Telefônica. O investimento total neste ano será de R$ 500 milhões.
O diretor-geral da Telefônica, Stael Prata, diz que o objetivo da empresa é começar a se preparar para lançar, assim que receber autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o serviço de IPTV, a televisão transmitida via internet.
Esse serviço foi lançado recentemente pela Telefónica, na Espanha, com o nome de "Imagenio", e já conta com 300 mil clientes. "Nosso objetivo é ser o principal fornecedor de serviços nesse mundo cada vez mais virtual", diz ele.
Nesse projeto piloto, os 4.000 clientes dos Jardins já terão acesso ao serviço VDO (vídeo sob demanda), uma espécie de "pay-per-view" de vídeo com mais recursos do que existem atualmente.
Prata define o VDO como uma espécie de locadora de DVD virtual, com a vantagem de que o cliente não precisa sair de casa para escolher o filme.
O serviço de VDO da Telefônica não necessita de uma licença específica dos órgãos reguladores para ser operado e está sendo testado com 200 funcionários da companhia.
Não há prazo definido para a Anatel conceder a licença à Telefônica para operar o serviço de TV por internet. Na semana passada, depois de dez meses de espera, a Anatel aprovou a concessão de uma licença nacional para que a Telefônica opere serviços de TV por assinatura via satélite (DTH).
A Telefônica já possui uma parceria com a DTHi na região de Ribeirão Preto (SP), onde as duas vendem o serviço Você TV. A companhia espera autorização da Anatel para comprar parte do capital da TVA, que hoje pertence ao grupo Abril.

DE VOLTA À COZINHA
Depois de ter vendido sua participação no Julia Cocina, a argentina Paola Carosella volta à cozinha. Ela está à frente do Blu, na badalada rua Amauri, no Itaim, em São Paulo, desde o fim do ano passado. "Tive de me adaptar à cozinha do Blu, que é mais de fogão, voltada a massas e risotos. Hoje estou bem feliz", diz a chef executiva, que lança novidades no cardápio na próxima semana. Há seis anos no Brasil, Paola é responsável pela montagem do Figueira, do grupo Rubaiyat, e fundadora do Julia Cocina. Ao todo são 16 anos na cozinha. No currículo, a discípula de Francis Mallman tem passagem por restaurantes de Paris, de Londres, de Nova York e de San Francisco.

NA ESTRADA
O evento de moda itinerante Fashion Tour percorrerá, neste ano, Belo Horizonte, Belém, Salvador e Recife. Organizado por Eloísa Simão, que comanda o Fashion Rio, e por Marcus Buaiz, sócio de uma casa noturna em São Paulo e da TV Globo de Vitória (ES), o Fashion Tour teve investimentos de R$ 5 milhões. Durante os desfiles, os empresários resolveram introduzir shows de músicos. A idéia, segundo Buaiz, é acrescentar novas fontes de receita ao evento. "Tem bilheteria e bar também, não fica só com o patrocínio." Ele acrescenta que o evento é mais comercial, as roupas podem ser vestidas pelo público comum, diferente da São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio, de tendências. "Em faturamento, ele se compara ao Fashion Rio." Buaiz diz que pretende criar um evento de moda, no mesmo molde, no Rio.

RECICLAGEM
Em uma versão inédita, a edição de 2006 do "Relatório Anual e de Sustentabilidade" que o Bradesco irá distribuir para acionistas e para os investidores do banco, amanhã, durante a assembléia geral extraordinária, foi produzida totalmente em papel reciclado branco, sem alvejante. As tintas utilizadas para a impressão dos exemplares são à base de óleos vegetais.

A QUEDA
As queimas de estoque, que são comuns neste período do ano, e a valorização do real, que estimulou a entrada de importados e contribuiu para a queda interna dos preços, foram os fatores responsáveis pela queda de 0,77% do setor de vestuário no Índice de Preços no Varejo da Fecomercio/SP, a segunda consecutiva. Em 2007, o setor acumula retração de 1,12%.

PETRÓLEO E GÁS
Fiesp, Petrobras e Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) farão, no dia 23, o lançamento dos Fóruns Regionais do Prominp de São Paulo. A expectativa é que até o fim de 2008 a cadeia produtiva de petróleo e gás gere até 112 mil postos de trabalho em todo o país. Nesse período, o Senai-SP capacitará 14.798 alunos para o programa.

NO COPO
A Coca-Cola Brasil lançará, em parceria com a Femsa, o Kapo Chocolate, produto que marca a estréia da empresa no segmento de bebidas lácteas. O produto estará disponível em todo o Brasil. Nas vendas iniciais, ele cresceu 34% ao mês. Foram encomendadas duas novas linhas de produção para o produto, que irão para a fábrica de Linhares, no Espírito Santo.

McDonald's faz campanha com código de ética

No dia 15, Dia do Consumidor, o McDonald's lança sua nova campanha com apelo ético. Segundo o vice-presidente de marketing, Mauro Multedo, a empresa mostrará para o grande público pela primeira vez a auto-regulamentação que criou em 2006. "É uma homenagem às famílias", diz.
Entre os princípios adotados pela rede estão nunca utilizar linguagem imperativa em suas peças publicitárias nem sugerir consumo dos produtos por crianças.


com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA

Próximo Texto: Pouca pesquisa ameaça liderança no álcool
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.