São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Desenvolvidos têm peso maior na economia

DA REDAÇÃO

Apesar dos pedidos do presidente do BCE (Banco Central Europeu), o francês Jean-Claude Trichet, é difícil enxergar um cenário em que os mercados emergentes possam compensar a desaceleração nos países desenvolvidos. Isso porque esses, com exceção da China, têm peso muito menor na economia mundial que aqueles.
O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA, por exemplo, é mais que o dobro da soma das economias dos Brics (o grupo de emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China) em 2007, segundo projeções de outubro do FMI.
A China disputa com a Alemanha o posto de terceira maior economia mundial, mas a diferença é enorme na relação PIB per capita.
A diferença também se reflete nas relações comerciais. A China foi o terceiro maior importador e exportador de mercadorias em 2006, mas os demais integrantes Brics ficaram muito distantes dos países desenvolvidos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Meirelles e Trichet acompanham queda acentuada do dólar com preocupação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.