São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

PREÇOS PUXAM VENDAS
A boa safra e os preços elevados das commodities recolocaram os agricultores de novo no mercado de compras de implementos agrícolas. A Anfavea apontou ontem alta de 72,2% na produção de máquinas agrícolas no primeiro bimestre deste ano em relação a igual período anterior. As vendas subiram 63%.

TUDO DOIS DÍGITOS
Um dos destaques do setor foram as vendas de 940 colheitadeiras neste ano, 147% mais do que em 2007. Conforme dados da Anfavea, todas as empresas acumularam aumentos superiores a 100%. A base de comparação não era muito forte, devido às baixas vendas de 2007.

SAFRA BOA
A produção de grãos recuperou forças e o país deverá produzir 62,4 milhões de toneladas de soja, em 21,3 milhões de hectares. A safra verão de milho fica em 40,2 milhões, em área de 9,7 milhões de hectares. É o que aponta a Agroconsult, que divulgou ontem os resultados do "Rally da Safra 2008".

FORÇA TRANSGÊNICA
O domínio da soja transgênica fica evidente nos números da Agroconsult. De 1.125 amostras colhidas no percurso de 30 mil quilômetros, 59% são desse tipo de soja. A região Sul lidera, com 82% das amostras. A seguir vem a Sudeste, com 73%, e a Centro-Oeste, com 54%. Norte-Nordeste ficam com 33%.

DINHEIRO VEM...
Com embargo ou sem embargo, as carnes brasileiras (bovinas, suínas e de frango) continuam ganhando terreno no mercado externo. Ou, pelo menos, rendendo mais. Na primeira semana deste mês as receitas somaram US$ 56,5 milhões por dia, 9% mais do que em janeiro e 36% mais do que em igual período de 2007.

...DINHEIRO VAI
As carnes rendem mais, mas o trigo aumenta o rombo no caixa dos moinhos. Neste início de mês, a importações de cereais e produtos de moagem custaram US$ 22 milhões por dia, valor 7% inferior ao de fevereiro, mas 150% acima do de março de 2007, segundo dados da Secex.

MERCADO INQUIETO
Após as fortes quedas na semana passada, os grãos negociados em Chicago voltaram a subir, mas ainda não recuperaram as perdas. Já em Nova York, persistiram as baixas.

ENCONTROS
Gilman Viana, do Conseagri, convocou os secretários de Agricultura para discutir, na próxima semana, a auditoria da União Européia nas fazendas brasileiras, um plano nacional e estadual de defesa sanitária, recursos do Banco do Brasil para a agricultura e identidade e qualidade do arroz.


Texto Anterior: Investimento neste ano será recorde, dizem montadoras
Próximo Texto: São Paulo bate recorde industrial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.