São Paulo, quarta-feira, 11 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRÊNCIA

Governo vai licitar transporte rodoviário de passageiros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo quer licitar em julho todas as linhas de transporte interestadual de passageiros. Segundo o modelo elaborado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), vence a disputa pela linha a empresa ou consórcio que oferecer a menor tarifa. Após a licitação, a agência reguladora espera que, com o aumento da concorrência, o preço pago pelos passageiros diminua.
As empresas que operam o transporte rodoviário interestadual (258 empresas, com faturamento anual de R$ 3 bilhões) são contra a licitação e dizem que haverá "apagão" no setor. Apesar de a Constituição determinar que serviços públicos tenham que ser concedidos com licitação, as atuais operadoras nunca participaram de concorrência. Hoje, 86,6% das linhas de ônibus são operadas por uma única empresa. Ou seja, o consumidor não tem como escolher.
(HUMBERTO MEDINA)


Texto Anterior: Balanço da Petrobras vazou dois dias antes
Próximo Texto: Citigroup diz que voltou a dar lucro, e Bolsas sobem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.