São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paralisação na Venezuela já preocupa Bush

Associated Press
Funcionários da Petróleos de Venezuela protestam em Caracas


DA REDAÇÃO

A paralisação dos petroleiros venezuelanos já preocupa o presidente dos EUA, George W. Bush. Maior produtor da América do Sul, a Venezuela está entre os quatro principais fornecedores de petróleo aos norte-americanos. De acordo com funcionários da Petróleos de Venezuela (PDVSA), 20% da produção da estatal teria sido afetada pela greve.
O secretário norte-americano de Energia, Spencer Abraham, afirmou ontem que técnicos do governo estão em contato com autoridades venezuelanas para analisar a extensão da greve. Os EUA temem que a redução nos embarques da Venezuela, somada ao embargo iraquiano, infle o preço da gasolina no país, às vésperas das férias de verão -quando a demanda dispara.
Na Bolsa de Mercadorias de Nova York, o barril encerrou o pregão de ontem com aumento de 1,2%, cotado a US$ 26,13. Na Bolsa Internacional do Petróleo, em Londres, o barril ficou praticamente estável, a US$ 26.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Política de preços: Serra vai a FHC pedir gasolina mais barata
Próximo Texto: Petrobras admite que pode rever sistema de reajustes quinzenais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.