UOL


São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

CONTÁGIO

Turismo despenca na China

Doença poderá causar recessão em Hong Kong

DA REDAÇÃO

A epidemia de pneumonia asiática será bem mais nociva para a economia chinesa do que a guerra no Iraque. A análise é da principal agência internacional de análise de crédito, a Standard & Poor's.
Para a S&P, a economia de Hong Kong deverá sofrer uma contração neste trimestre, por causa dos efeitos do vírus da Sars (síndrome respiratório aguda grave, na sigla em inglês). Os primeiros casos da doença apareceram na China e é lá que se concentra o maior número de vítimas.
O medo de contágio afastou de Hong Kong os turistas de negócios. De acordo com o governo, o número de reservas feitas aos hotéis caiu 80%.
A S&P não estimou o tamanho da queda no PIB (Produto Interno Bruto) de Hong Kong. Mas o banco JP Morgan calcula que ocorrerá um tombo de 8% no segundo trimestre do ano. Para todo o ano, o banco cortou sua estimativa inicial, de crescimento de 3,2%, para 1,6%. No ano passado, a expansão ficou em 2,3%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra e pneumonia atingem o setor aéreo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.