São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

CNI mostra avanço de quase 5% da indústria em fevereiro

A CNI divulga dados hoje que confirmam o aquecimento da economia neste início do ano. As vendas da indústria em fevereiro registraram um crescimento de quase 5% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Já em comparação a janeiro, o indicador dessazonalizado apresentou uma ligeira alta de quase 0,5%. Só que, em janeiro, as vendas da indústria já haviam subido 6% em relação ao mesmo mês do ano passado e 3% em comparação a dezembro, com ajuste sazonal.
Os números de fevereiro que a CNI divulga amanhã mostram, portanto, que a indústria mantém o ritmo de alta iniciada no segundo semestre do ano passado. O crescimento da indústria também continuou, em fevereiro, concentrado em alguns setores, com destaque, por exemplo, para as áreas de refino de petróleo e álcool.
Os salários também aumentaram nos dois primeiros meses do ano. O total de remunerações pagas aos trabalhadores da indústria cresceu 7% na comparação entre os primeiros bimestres de 2007 e de 2006.
O indicador da CNI mostra que a maior parte dos setores apresentou expansão da massa de rendimento. O maior destaque foi para o setor de alimentos e bebidas, com crescimento de 16,8% nos dois primeiros meses. Só esse setor explica um terço do crescimento das remunerações pagas ao trabalhador em toda a indústria.
A pesquisa da CNI mostra ainda que poucos setores apresentaram queda no pagamento de remuneração nesse período. As maiores reduções ocorreram nas indústrias de material eletrônico e de comunicações e de madeira.
Nos últimos 12 meses, a massa de rendimentos pagos ao trabalhador industrial registra um crescimento de 6,4% até fevereiro de 2007. Os setores com maior destaque são os seguintes: alimentos e bebidas; refino de petróleo e álcool; borracha e plástico; metalurgia básica; produtos de metal; material elétrico; e outros equipamentos de transporte. As taxas de crescimento das remunerações pagas superaram 10% em todos esses setores.

Comunicação corporativa vai para livrarias

A empresária Ana Luíza Guímaro, proprietária da Gabarito Editorial, vai estrear no mercado comercial de livros.
A empresa está há 22 anos na área de comunicação corporativa, preparando relatórios de gestão empresarial, catálogos, revistas e jornais internos, livros comemorativos e institucionais.
No dia 16, ela lançará "Passado a Limpo-História da Higiene Pessoal no Brasil", de Eduardo Bueno, que conta a evolução dos hábitos de higiene pessoal no país.
Patrocinado pela Kimberly-Clark Brasil, o projeto foi concebido para ser uma peça de circulação interna, mas, segundo Guímaro, tinha perfil para circular em livrarias. "Muitos projetos precisam sair do círculo restrito da comunicação corporativa", diz.
Ela afirma que já há outros trabalhos recebendo o mesmo tratamento. A Gabarito editorial tem clientes como Banco Real, Itautec, Laboratório Pfizer, Mercedes-Benz do Brasil, Suzano Papel e Celulose e Vivo.

NO LUCRO
Mais um sinal do aquecimento da economia. Impulsionado pelo crédito consignado, o Banco BMG anuncia hoje lucro líquido de R$ 129 milhões no primeiro trimestre deste ano, contra R$ 50 milhões em igual período do ano passado. Um salto de quase 160%. A rentabilidade, projetada em 12 meses, atingiu 55%.

RECRUTAMENTO
Fernando Lohmann é o novo sócio da Fesa Global Recruiters. Será responsável pelo recrutamento de executivos para as indústrias de energia e infra-estrutura.

OLÍMPICO
O COB anuncia nos próximos dias o patrocinador da tocha do Pan. Um forte candidato é a Samsung.

CONTROLE REMOTO
A Nielsen, que pesquisa audiência nos Estados Unidos, começará em maio a divulgar o número de telespectadores que continuam assistindo aos comerciais durante os intervalos dos programas. Promete chacoalhar os anunciantes de TV dos EUA, que gastam aproximadamente US$ 70 bilhões por ano.

COMBUSTÍVEL
Os preços de combustíveis e lubrificantes registraram uma redução de 0,38% no mês de março, de acordo com a apuração do IPV (Índice de Preços do Varejo), que a Fecomercio de São Paulo irá divulgar hoje. Quando a comparação é feita com o mês de março do ano passado, o grupo registrou uma variação negativa de 5,37%.

TIME DE PESO
Paulo Skaf já fechou a chapa que irá concorrer à reeleição na Fiesp, em maio. Uma das novidades será o nome de Juan Quirós, da Apex, como um dos vices. Antes de aceitar o convite de Skaf, Quirós consultou o seu novo chefe, Miguel Jorge, que deu sinal verde. Skaf irá formar um time de peso para as vice-presidências: Benjamin Steinbruch, João Guilherme Ometto, Paulo Setubal, José Roberto Ermírio de Moraes, Fernando Botelho e Josué Gomes da Silva. A chapa do Ciesp ainda não foi fechada. Claudio Vaz não quis fazer parte das chapas.

INGREDIENTES
A TecnoLáctea & Sorvetes 2007, feira internacional de leite e derivados, que acontecerá entre os dias 24 e 26 deste mês, tem expectativa de movimentar um volume de negócios em torno de US$ 60 milhões. Cerca de 15 mil visitantes são esperados para conhecer os novos equipamentos, ingredientes e serviços de 190 expositores do setor, como Tetrapak, Genkor, Kraki e Theoto. Entre as atrações, haverá um queijo de 40 quilos para degustação.

ZECA-FEIRA
A Brahma dispara hoje uma grande campanha publicitária para transformar a quarta-feira na "Zeca-Feira". O objetivo é tornar a quarta uma espécie de uma segunda sexta-feira da semana. Como o nome já diz, a campanha será estrelada por Zeca Pagodinho.

DE BRINQUEDO
A loja de brinquedos Ri Happy inaugura duas novas lojas neste mês, a primeira da rede em Salvador e a segunda filial em Florianópolis. Ainda no primeiro semestre, outras três lojas serão inauguradas, no Rio, em São José do Rio Preto (SP) e em Juiz de Fora (MG).


com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA

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