São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO 2

BRA negocia com Embraer compra de novas aeronaves

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A BRA já assinou um memorando de entendimentos com a Embraer para adquirir aviões da fabricante brasileira. As duas empresas não comentam a negociação, mas, segundo a Folha apurou, as conversas estão adiantadas.
Se o negócio se concretizar, será o primeiro envolvendo aviões da família 170/ 190, os maiores jatos produzidos pela empresa, fechado pela Embraer com uma companhia aérea brasileira. No mercado, comenta-se que a BRA estaria interessada em adquirir 45 aviões -parte seria compra, parte arrendamentos.
A companhia já informou que trará, nas próximas semanas, quatro Boeings-767/300-ER para operar vôos internacionais.
Um memorando de entendimentos é uma espécie de pré-contrato, e em geral quase não há nenhuma obrigação efetiva entre as partes. O contrato ainda não foi fechado, mas, segundo uma fonte próxima às negociações, isso "deve acontecer em breve".
No final de 2006, a Brazil Air Partners, que tem sócios como a Gávea, administradora de recursos do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, anunciou a compra de parte da BRA.
Desde então, a participação de mercado nos vôos domésticos da companhia vem caindo -atualmente, o seu "market share" é de 2,8%.
A avaliação no mercado é que o conceito da companhia aérea pode ser mudado caso feche com a Embraer -uma nova rede, com mais vôos diretos, por exemplo, e um novo conceito tarifário.


Texto Anterior: Aviação 1: "Velha" Varig volta a voar em setembro com 4 a 6 aviões
Próximo Texto: Energia: Usinas do Madeira têm novo adiamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.