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AVIAÇÃO 1
"Velha" Varig volta a voar em setembro com 4 a 6 aviões
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO
A "velha Varig" volta a voar
em setembro, afirma Miguel
Dau, gestor judicial da companhia. A empresa não terá
mais o nome Varig porque a
marca foi vendida em leilão
em julho do ano passado. O
novo nome, ainda não divulgado, foi escolhido com base
em uma pesquisa de mercado realizada pelo Ibope.
Inicialmente, a idéia era
operar sob a marca Nordeste, mas a pesquisa revelou
que o nome estava associado
aos problemas que a Varig
enfrentou no passado.
Os planos para voltar a
voar foram apresentados ao
Tribunal de Justiça do Rio,
onde corre o processo de recuperação judicial da aérea.
De acordo com Dau, a empresa precisará de 600 funcionários para começar a
operar com um total de quatro a seis aviões. Será dada
prioridade aos antigos funcionários.
O gestor afirma que o diferencial da empresa será a
qualidade do atendimento.
As rotas não competirão com
Gol e TAM e serão voltadas
para turistas e executivos.
Para que o plano se torne
realidade, será preciso uma
injeção de R$ 40 milhões.
Dau pretende apresentar o
plano à Gol. Especialistas dizem que uma falência da "velha Varig" poderia aumentar
o risco de sucessão de dívidas
para os novos compradores.
TAM x Gol
Em reunião ontem com a
diretoria da Anac (Agência
Nacional de Aviação Civil), a
TAM se posicionou oficialmente contra a possibilidade
de prorrogação do prazo (o
atual é junho) para a "nova"
Varig, recém-adquirida pela
Gol, de retomar parte de suas
linhas internacionais sob pena de perdê-las.
De acordo com Paulo Castello Branco, vice-presidente
de planejamento da aérea, a
TAM pediu uma freqüência
diária a mais para Frankfurt,
Paris e Londres, autorizações que estão "presas" com
a Varig, segundo ele.
A Gol manifestou que a Varig retomará vôos internacionais em até 12 meses.
"Reiteramos nossa posição
de que é fundamental que as
regras estabelecidas sejam
mantidas. Se o prazo não for
cumprido, as freqüências
voltam para o poder concedente, que as licita. Somos
contrários a qualquer reserva de mercado". A TAM obteve autorização para voar
diariamente para Caracas.
Colaborou MAELI PRADO, da Reportagem Local
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