São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telemar quer comprar as ações de minoritários

Bolsa tem novo recorde e supera 47 mil pontos; dólar sobe 0,2%

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

A Telemar Participações informou, ontem à noite, que seu conselho de administração examinará, no dia 20, a possibilidade de fazer uma oferta pública aos acionistas minoritários de compra das ações preferenciais de suas subsidiárias Tele Norte Leste Participações e Telemar Norte Leste.
No fato relevante, a companhia disse que a compra das ações foi recomendada por instituições financeiras, mas que ainda não há decisão corporativa sobre o assunto. Na terça-feira, três dias antes da reunião, os conselheiros farão uma discussão prévia da proposta.
A proposta prevê a compra da totalidade das ações preferenciais em circulação da Tele Norte Leste Participações, em leilão na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), por R$ 35,09 por ação. O preço foi calculado, segundo a Telemar, com base na média ponderada das cotações nos últimos 30 pregões, mais prêmio de 25%.
A compra é condicionada à adesão de acionistas correspondentes a pelo menos dois terços das ações em circulação.
Em relação às ações preferenciais da Telemar Norte Leste S.A,. o preço de compra é de R$ 52,39 e foi calculado também pela média dos últimos 30 pregões mais 25%.
Segundo analistas ouvidos pela Folha, a compra das ações viabilizaria a reestruturação societária da Telemar, para pulverização de seu capital, desejada pelos acionistas controladores e rejeitada no final do ano passado pelos acionistas preferencialista, a maioria investidores estrangeiros.
Analistas crêem ainda que a operação, se confirmada, abriria caminho para uma eventual fusão ou compra da Brasil Telecom, o que as duas empresas negaram ontem. "Não existem, no momento, entendimentos, estudos ou tratativas relacionadas à eventual fusão com a Brasil Telecom", disse a Telemar Norte Leste.
Já a Brasil Telecom disse que as empresas "não firmaram nenhum entendimento, mesmo que preliminar, sobre fusão, compra ou venda".
As ações das empresas foram destaque no pregão da Bovespa ontem -a Telemar PN subiu 4,78%, e a Brasil Telecom Participações, 2,56%. Já a ação ON (ordinária) da TIM liderou as altas, com 8,55%.


Texto Anterior: Imposto de Renda - Serviço Folha-IOB: Aposentadorias por doenças são isentas
Próximo Texto: Risco em baixa não acelera queda dos juros, diz BC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.