São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

ACIMA DO PREVISTO
O estoque de milho deve ser de 22 milhões de toneladas em 31 de agosto nos EUA, quando começa a nova safra. O volume supera os 19 milhões previstos anteriormente, diz o Usda.

ALÍVIO, MAS NEM TANTO
Apesar da melhora -devido ao consumo menor na produção de ração-, esses estoques ficam bem abaixo dos 50 milhões de toneladas de igual período de 2006.

DISCUSSÕES NA CARNE
Representantes de 30 países se reúnem em São Paulo, de 25 a 27 deste mês, para discutir sobre as exigências do consumidor moderno, segurança alimentar e bem-estar animal. O evento (Congresso Internacional da Carne) é promovido pela Organização Permanente Internacional da Carne.

BARREIRAS
Sebastião Guedes, presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte, diz que temas como acesso a mercados, barreiras, perspectivas futuras para o setor, febre aftosa e rastreabilidade estarão na mesa de discussões do evento.

PARAR DE FINGIR
Guedes diz que esses temas devem ser levados a sério. Afinal, os problemas sanitários no país ocorrem porque os produtores fingem que "rastreiam" e o governo finge que "controla".

CULPA DE AMBOS
Para Guedes, a culpa pela situação atual é, em parte, dos brasileiros. Mas a União Européia -que cada vez impõe mais barreiras à carne- também tem culpa pela tolerância que teve por muito tempo.

GUERRA AO FRANGO
"Precisamos popularizar a carne bovina, explorando principalmente o "dianteiro". Para isso, temos de fazer uma guerra ao frango, colocando-o no seu devido lugar." A afirmação é de Guedes, para quem a carne bovina, mesmo mais saborosa, perdeu espaço para a de frango.

NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA
Guedes diz que o setor de carne bovina deve montar um núcleo de inteligência. Produtores, indústrias e marketing devem atuar lado a lado para desenvolver um plano e prioridades para o setor. Esse núcleo deve dar, ainda, subsídio às políticas de atuação do governo.

VENDAS MELHORES
A melhora nas vendas de carne suína fez o preço reagir nos frigoríficos paulistas, ontem. A arroba do animal chegou a ser comercializada a R$ 29,50, com alta de 2,4%.

PARQUE DAS NEBLINAS
A Suzano lança hoje, em São Paulo, o livro "Parque das Neblinas - Mesmos Caminhos, Novos Rumos", que mostra o parque como uma reserva voltada à restauração da mata atlântica e como pólo de conhecimento científico e práticas de educação ambiental.


Texto Anterior: Risco em baixa não acelera queda dos juros, diz BC
Próximo Texto: Para o Google, internet no celular é o futuro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.