São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

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Para o Google, internet no celular é o futuro

Presidente da empresa vê mercado maior que o de PCs

PAULA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Google ganha dinheiro com as propagandas on-line exibidas quando alguém faz uma busca na internet, mas Eric Schmidt, presidente da empresa, dá a dica: cada vez mais, nos próximos anos, as buscas vão ser feitas no celular, não no computador.
"O mercado de celular no Brasil é maior que o mercado de internet, e isso é verdade no mundo como um todo também. Os usuários de celular também estão aumentando em número mais rápido que os usuários de computador. Isso nos diz que a a maior parte do uso da internet no futuro vai vir dos usuários de celular. É só seguir o mapa", diz Schmidt.
O presidente da empresa dona do site de buscas mais usado do mundo diz que o Google vai apostar no mercado dos aparelhos móveis. "Estamos construindo capacidade de busca e outros aplicativos para celular", diz ele, que dá como exemplo o Google Maps.
Segundo Schmidt, há operadoras nos EUA que oferecem aparelhos de celular com GPS integrado e com o Google Maps, que pode mostrar no mapa ou na imagem de satélite, na telinha, o local onde a pessoa está. "É inacreditável. Eu acho que esse é o futuro", diz ele.
O executivo está no Brasil para conversar com clientes, funcionários do Google e pessoas do governo e falou à imprensa na tarde de ontem.
Como não poderia deixar de ser, Schmidt também falou dos serviços do Google mais populares no Brasil -o Orkut e o YouTube.
Respondendo a pergunta sobre se o Google vai colocar mais anúncios nos dois sites, disse que "eventualmente vamos ganhar dinheiro com o Orkut e com o YouTube. Agora, o mais importante é construir a comunidade".
Schmidt diz também que está em estudo a possibilidade de pagar aos criadores de conteúdo colocado no Orkut e no YouTube. "Sim, [teremos isso,] mas não agora."

Busca
O carro-chefe de receitas do Google, a venda de anúncios, vai ser diversificado, afirma o executivo.
A empresa vai colocar mais anúncios em aplicativos para empresas, como o Google Apps (pacote de software baseado na web), e também vender mais propaganda fora da internet -o Google vende anúncios no rádio e em jornais nos EUA.


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