São Paulo, domingo, 11 de abril de 2010

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Dona da grife Louis Vuitton investe em hotéis de luxo

LVMH vai construir 2 estabelecimentos cinco estrelas no Oriente Médio em parceria com empresa egípcia Orascom

Empresa receberá royalties de seus parceiros e terá a oportunidade de exibir as suas marcas, como Dior, com parceria, avalia analista


SCHEHERAZADE DANESHKU
DO "FINANCIAL TIMES", EM PARIS

O grupo de artigos de luxo LVMH vai entrar no negócio de gestão de hotéis cinco estrelas, inicialmente por meio de uma parceria com a companhia egípcia Orascom Development Holdings para a construção de dois complexos turísticos no Oriente Médio.
Os hotéis portarão a marca Cheval Blanc, a mesma do complexo de esqui inaugurado na França em 2006 pelo Group Arnault, a holding familiar de Bernard Arnault, presidente do conselho da LVMH.
A LVMH, sediada em Paris e que já é detentora de dezenas de marcas de luxo em ramos que variam de produtos de couro, relógios e moda a vinhos e bebidas, bem como de lojas "duty-free", informou que a criação da LVMH Hotel Management era "uma extensão natural de nossas atividades no segmento hoteleiro de luxo".
A companhia de administração de hotéis terá uma equipe de cinco a dez pessoas e "minimizará os compromissos de capital", retendo, no entanto, o controle do desenvolvimento e do projeto dos hotéis. Os hotéis também destacarão algumas das demais marcas do grupo LVMH -o resort Cheval Blanc, em Courchevel, estrelado no guia "Michelin", oferece lojas Louis Vuitton e Dior, bem como um spa com a grife Givenchy.
Diversas marcas de moda e de luxo se diversificaram para o ramo da hotelaria, em sua maioria de modo limitado, entre as quais Armani, Bulgari, Versace e Ralph Lauren.
"Inicialmente essa diversificação parece extravagante, mas um exame mais cuidadoso indica que é uma decisão sensata", disse Luca Solca, analista da Bernstein Research. "A LVMH controlará escolhas importantes no desenvolvimento dos hotéis, mas não comprometerá capital de investimento nem incorrerá em risco de gestão."
"Receberá royalties de seus parceiros e terá a oportunidade de exibir suas marcas. Se a coisa funcionar assim, não vejo desvantagem -e possivelmente algumas vantagens." Os dois primeiros hotéis, que devem ser inaugurados em 2012 no Egito e em Omã, serão financiados majoritariamente pela Orascom. A LVMH vai administrar as casas e receberá uma porcentagem do faturamento e dos lucros.
Os projetos custarão US$ 100 milhões, e a Orascom entrará com US$ 40 milhões. O restante do capital virá de outros investidores, entre eles o governo de Omã e bancos.
A LVMH anunciou que grande número de outros projetos estava em estudo, mas não ofereceu cronograma ou outros detalhes a respeito.

Paris
O grupo não quis comentar se havia planejado abrir um hotel Cheval Blanc no edifício Samaritaine, na margem do rio Sena, em Paris, que a companhia vagou ao transferir a loja de departamentos do mesmo nome, que reabrirá como shopping center e edifício de escritórios em outro local.
O hotel em Omã será um complexo de 32 casas privativas, a menor das quais com área de 500 metros quadrados. Todas elas terão praia e piscina exclusivas. No Egito, o hotel de 40 suítes ficará em uma ilha no rio Nilo, em Aswan.

Tradução de PAULO MIGLIACCI



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