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Mendigo diz que tem
US$ 1.000 no banco
de Tóquio
Ele jura que tem uma poupança
de US$ 1.000 no banco Tokyo Mitsubishi e mostra um pequeno
comprovante entre os seus pertences espalhados em sua "casa" improvisada num banco do parque
de Ueno, em Tóquio.
Shikeru Sato é um mendigo. Como ele existem outros 3.000 em
Tóquio, pelo menos os registrados
pela prefeitura.
"Alguns juntam dinheiro, têm
conta em banco e fazem aplicações", diz Kato Shibara, funcionário da administração do bairro de
Shinjuku, responsável por tirá-los
das ruas e levá-los para os abrigos.
Seus únicos gastos regulares são
com bebida, sempre as mais baratas do mercado. Nesse aspecto a
população japonesa começa a se
aproximar dos padrões de consumo dos mendigos. "No último ano
30% dos consumidores de vinho e
uísque trocaram suas marcas preferidas por marcas mais baratas",
diz Shigeru Funaki, gerente de
vendas da Mercian, um dos maiores fabricantes e importadores de
bebidas alcoólicas no Japão.
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