São Paulo, sexta-feira, 11 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC britânico eleva taxa de juros para 5,5% ao ano

BCE mantém índice, mas sinaliza elevação para junho

DA REDAÇÃO

Em decisões já aguardadas por analistas, o Banco da Inglaterra (o BC do Reino Unido) aumentou a sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 5,5% ao ano, e o Banco Central Europeu (BCE) manteve a sua em 3,75%. Anteontem, o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) deixou, pela sétima reunião consecutiva, a taxa de juros em 5,25%.
A razão apontada pelo Banco Central britânico para a alta foi a preocupação com a inflação. Em março, o índice anual chegou a 3,1% -o seu maior valor em dez anos-, ante 2,8% no mês anterior.
A meta de inflação do Banco da Inglaterra é de 2%. Quando a alta supera a meta em 1 ponto percentual, o BC deve enviar uma carta ao ministro da Finanças, Gordon Brown, que deve se tornar primeiro-ministro no lugar de Tony Blair. Isso aconteceu em março, pela primeira vez desde 1997.
Agora, os juros britânicos, que atingiram o seu maior patamar em seis anos, são os mais elevados do G7 (grupos dos sete países mais industrializados do mundo). A alta de ontem foi a quarta desde agosto do ano passado e analistas já consideram que deverá haver mais uma ainda neste ano.
Após anunciar a manutenção da taxa de juros em 3,75%, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, afirmou que é necessário manter uma "vigilância firme" para brecar a inflação, o que foi considerado um sinal de que o organismo elevará os seus juros no encontro do mês que vem.
"Uma vigilância firme é a essência para garantir que os riscos à estabilidade dos preços no médio prazo não se materializarão", disse Trichet. Para ele, os juros ainda estão "baixos" e "em um patamar com folga".
Trichet utilizou a palavra "vigilância" para sinalizar cada um dos sete reajustes nos juros realizados desde 2005.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Balanço: Lucro da Telesp aumenta 1% no 1º trimestre
Próximo Texto: Ações chinesas subiram mais que lucro de empresas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.