São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil, Argentina e China vão liderar expansão no setor

DA REPORTAGEM LOCAL

Brasil, Argentina e China serão os países que mais crescerão no cenário agrícola mundial nos próximos dez anos, avalia a OCDE.
Brasil e Argentina serão dois grandes exportadores de cereais. O Brasil ganhará o lugar dos EUA como maior exportador mundial de oleaginosas. Segundo a OCDE, o país deverá ser responsável por 34% das exportações totais de sementes oleaginosas em 2013.
A única ressalva feita pelo relatório é sobre a capacidade do Brasil de expandir sua produção de soja na mesma velocidade em que o tem feito nos últimos anos. Segundo simulações feitas pelos técnicos da OCDE, se o Brasil reduzisse a área plantada em 12%, as exportações de sementes oleaginosas cairiam "dramaticamente", o que levaria a um aumento de preços de cerca de 5% no mercado internacional.
Enquanto ao Brasil caberá o papel de prover os produtos necessários ao aumento do consumo global, a China deve se transformar num consumidor de cereais. Hoje, o país exporta mais grãos do que importa. Analistas prevêem que o país se torne importador líquido, o que teria forte impacto no mercado. A OCDE, no entanto, ressalta que a mesma previsão já foi feita e que acabou não se concretizando. "Os níveis dos estoques chineses não são bem conhecidos, o que levanta a dúvida sobre o quanto o país pode recorrer a eles para atender às suas necessidades, deixando de importar", diz o relatório.


Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: Energia: Brasil eleva demanda por petróleo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.