São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Agência cita o país para aumentar previsão de consumo global em 2004

Brasil eleva demanda por petróleo

DA REDAÇÃO

A IEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia) aumentou sua estimativa para a demanda global por petróleo neste ano, para 81,1 milhões de barris por dia. O volume é o maior desde 1981.
A forte demanda de Brasil e Índia no primeiro trimestre pesou na revisão. A economia brasileira cresceu no primeiro trimestre do ano 1,6% em relação ao último trimestre do ano passado.
Em relatório divulgado no mês passado, a agência previa que a demanda global em 2004 chegaria a 80,6 milhões de barris por dia. No ano passado, a demanda global ficou em 78,8 milhões de barris diários.
O aumento da demanda da China, da América do Norte e dos países da ex-URSS no segundo trimestre também influenciaram na revisão feita pela agência.
Há uma semana, 10 dos 11 membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) decidiram elevar a produção de petróleo em 2 milhões de barris por dia a partir de julho.
A decisão foi tomada após o preço da commodity bater recordes seguidos nas últimas semanas. O cartel poderá elevar ainda a produção de petróleo em 500 mil barris diários em agosto, se achar necessário.
Ontem, o preço do barril do petróleo encerrou as negociações em Nova York com alta de 2,4%, vendido a US$ 38,45. Em Londres, o barril tipo Brent subiu 1,30%, cotado a US$ 35,75.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasil, Argentina e China vão liderar expansão no setor
Próximo Texto: Comércio mundial: Acordo Mercosul-UE pode ter versão "light"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.