São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REMUNERAÇÃO

EUA querem dar voz a acionista sobre pagamento de executivo

DA REDAÇÃO

Na mais recente investida do governo Barack Obama sobre os pagamentos de salários e bônus nas empresas americanas, a Casa Branca pediu a aprovação de um projeto que dê mais voz aos acionistas nesse tipo de decisão, além de nomear o responsável pelos valores pagos a executivos de companhias que receberam ajuda estatal.
O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, afirmou que o governo vai trabalhar com o Congresso na aprovação de uma legislação que garanta poderes à SEC (a CVM americana) para exigir que as companhias deem aos acionistas a chance de votar sobre os pacotes de remuneração dados aos executivos.
Para ele, as práticas de remuneração adotadas pelas empresas foram um dos motivos que levaram à crise. As autoridades afirmam que o modelo atual incentiva os executivos a tomarem ações mais arriscadas, que nem sempre beneficiam as empresas e os acionistas.
Ainda sobre esse tema, os EUA anunciaram a nomeação de Kenneth Feinberg como o responsável por determinar os bônus e os salários de 175 executivos de sete grandes empresas que receberam bilhões do governo, como GM e Citigroup.


Texto Anterior: Mídia: Dono do "NY Times" procura interessados no "Boston Globe"
Próximo Texto: América Latina: Cepal eleva previsão de recessão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.