São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Argentinos vão...
O efeito da desvalorização do peso argentino começa a aparecer no aumento das importações brasileiras, segundo a Funcex. As compras de adubos e fertilizantes de lá, nos cinco primeiros meses do ano, chegaram a US$ 7,2 milhões, 183% mais que no mesmo período de 2001.

...às vendas
A importação de leite cresceu 9%, e a de arroz, 44%. Pior é o caso dos têxteis, que, além de reduzirem em 92% as exportações, aumentaram as importações da Argentina em 86%.

Subestimada
Fernando Ribeiro (Funcex) diz que errou quem avaliou que a Argentina não teria potencial para exportar para o Brasil.

Chapa única

Armando Monteiro Neto será eleito na próxima segunda-feira o novo presidente da CNI. Carlos Eduardo Moreira Ferreira será o vice.

Sem medo
Para Abram Szajman, presidente da Fecomercio-SP, o Estado de Direito garante que, qualquer que seja o próximo presidente da República, não há risco de calote ou confisco.

Cinema ao mar
O navio-escola Brasil faz sua primeira parada dia 15, na ilha da Madeira, para exibir filmes nacionais. A expedição vai seguir por cinco meses para portos das Américas e da Europa. A Apex, a Brazilian Cinema Promotion e a Marinha vão promover os produtos brasileiros.

No ar
Ozires Silva (Varig), Daniel Martin (TAM) e Wagner Canhedo (Vasp) tiveram ontem um encontro a portas fechadas com o presidente do PT, José Dirceu. Falaram dos problemas do setor e tentaram influenciar na elaboração do programa de governo do partido.

Ação...
Hoje os importadores e exportadores voltam a ter dor de cabeça com a liberação de suas operações. A greve dos auditores fiscais foi suspensa durante este mês, mas haverá paralisação todas as quintas-feiras.

... e reação
As indústrias de eletroeletrônicos associadas à Abinee autorizaram ontem a diretoria da entidade a adotar medidas judiciais para evitar que a paralisação continue a causar prejuízos.

Reposição
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial recebe amanhã 81 novos funcionários que acabam de ser aprovados em concurso. O ingresso deve amenizar o rombo que ficou na instituição com a saída recente de 180 funcionários e prestadores de serviços.

Antiprotecionismo
O presidente da Confederação Nacional da Agricultura do México, Armando Paredes, acaba de chegar ao Brasil. Em parceria com Antônio Ernesto de Salvo, presidente da CNA brasileira, Paredes quer traçar estratégias para enfrentar o protecionismo norte-americano.

Pirataria
Em uma única operação realizada no centro da cidade de São Paulo, a força-tarefa municipal de combate ao crime e a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software) apreenderam R$ 5 milhões em produtos irregulares.
E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Inflação em alta

A inflação deverá ficar entre 1% e 1,2% em julho, segundo previsão do economista Luiz Roberto de Azevedo Cunha, da PUC do Rio. Assim como em junho, o resultado do mês será influenciado principalmente pelos preços administrados, como combustível, gás de cozinha, telefone e luz. Os preços livres da economia estão subindo numa média de 0,1% ao mês, um índice inferior até às previsões do Banco Central. Isso mostra que a política de juros altos do governo está surtindo efeito sobre os preços livres. O nó górdio são os preços administrados, que não dependem dos juros. Para o ano, a previsão é de 6% de inflação."Depois de tantos choques, é muito difícil administrar o regime de metas de inflação", diz o economista da PUC.

NO MERCADO

A maior queda do dia do Ibovespa ontem foi a dos papéis preferenciais da Inepar. A desvalorização ficou em 4,7%. Em seguida veio Usiminas PNA, com baixa de 3,8%. Embratel Participações ON teve a maior alta, + 3,4%.

FRASE

"Com tantos choques, é muito difícil administrar o regime de metas"


Luiz Roberto de Azevedo Cunha

NÚMEROS

-14,7%
Foi a queda das vendas no varejo de carros no país no primeiro semestre deste ano, segundo a Fenabrave.

0,50%
Foi a inflação na região do ABC paulista nos últimos 30 dias até o dia 8, contra 0,34% antes, diz o Imes.



Próximo Texto: Fraudes do capital: Escândalos atingem vice de Bush e Bolsas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.