São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Categoria também pede redução da jornada em campanha salarial

Metalúrgicos pedem aumento real

DA REPORTAGEM LOCAL

Os metalúrgicos da Força Sindical decidiram reivindicar aumento real, redução da jornada de trabalho e piso salarial unificado para 700 mil trabalhadores representados por 51 sindicatos no Estado de São Paulo em sua campanha salarial deste ano.
"Os trabalhadores querem colocar no bolso os ganhos reais que estão sendo mostrados por diversos segmentos do ramo metalúrgico", diz Eleno José Bezerra, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Os percentuais de reajuste e de aumento serão definidos em levantamento do Dieese a partir de dados de produtividade, faturamento e crescimento das empresas de janeiro a julho deste ano.
"Estudo parcial mostra que a produtividade no setor de máquinas aumentou cerca de 10%, e no de autopeças, cerca de 4,5% de janeiro a maio. Esses ganhos têm de ser repassados", diz Bezerra.
No dia 21 de setembro, os metalúrgicos vão fazer uma manifestação em frente à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado do São Paulo), quando entregarão sua pauta de reivindicação.
"O prazo final para negociar é outubro. Se não houver acordo até lá, podemos, sim, fazer greve por aumento real", afirma.

Bancários
Em negociação ontem com os bancários da CUT, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) propôs 6% de aumento salarial para os 400 mil empregados no setor financeiro do país.
Os bancários reivindicam reajuste de 25% -6,22% de reposição da inflação mais 17,68% de aumento real.
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino, a categoria deve rejeitar a oferta.
"Apesar de os balanços já divulgados por parte das instituições projetarem um aumento de, em média, 20% no lucro do setor, os banqueiros se recusam a aumentar a participação de seus trabalhadores nos lucros e resultados", afirma Marcolino.
Bancários de todo o país fazem assembléia nesta semana para avaliar a proposta da Fenaban.


Texto Anterior: Concorrência: Cade analisará operação da Coteminas
Próximo Texto: Panorâmica - Salto no escuro: Seguro antiapagão não deve ter reajuste até 2005
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.