São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

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CONSUMO

Investimento é de R$ 15 mi

Versolato troca Paris por alta moda no Brasil

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ocimar Versolato, 43, vai tentar retomar o que deixou para trás. O estilista que fez sucesso em Paris nos anos 90 e que se mudou da cidade após iniciativas mal-sucedidas inaugura nesta sexta-feira duas lojas de uma rede que deve chegar a 13 no país.
Com investimento de R$ 15 milhões em sociedade com a empresária Sandra Habib (mulher de Sergio Habib, presidente da Citroën no Brasil), ele planeja fabricar peças no país e, a partir do ano que vem, exportar para a Europa.
Vai colocar nas araras vestidos de até R$ 30 mil -valor sobre o qual não faz comentários- além da linha "sportswear" (roupas para o dia-a-dia), uma coleção masculina e acessórios. A idéia inicial é vender 100 mil peças por ano de uma coleção de 800 itens.
"Estar disposto a gastar é fundamental para a gente. Conseguir vender o luxo depende do estado emocional da cliente, e uma melhora na economia só ajuda", diz.
Serão quatro lojas em São Paulo, três no Rio e uma em Brasília, locais de clientela fiel. As duas primeiras lojas serão inauguradas na sexta-feira, na rua Haddock Lobo e no shopping Morumbi, zona sul da capital paulista. Até setembro, outras cinco devem ser abertas.

Sucesso e fracasso
Em Paris, o estilista-empresário conheceu o sucesso e o fracasso. Ele dirigiu, dez anos atrás, a tradicional "maison" francesa Lanvin e teve um ateliê de 410 m2 na Place Vendôme, que abriga o Hotel Ritz e a Cartier. Em meados dos anos 90, suas roupas foram comercializadas com exclusividade pela prestigiosa loja Bergdorf Goodman, de Nova York.
Em 1997, deixou a "maison" -foi substituído por uma estilista espanhola-, perdendo espaço e a cobertura da mídia parisiense. Segundo disse na época o jornal sediado em Paris "International Herald Tribune", suas idéias e seus modelos "estavam definitivamente fora de moda".
No Brasil há mais de quatro anos, rebate as afirmações de fracasso na capital da moda. Diz que alavancou a venda da "maison" com suas coleções e que seus lançamentos foram bem aceitos na época. "Iniciamos uma nova fase neste ano com um investimento bem pensado. Acreditamos que, em dois anos, teremos retorno financeiro."


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