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AVIAÇÃO
Companhias, que evitaram repassar alta de combustível no 2º trimestre, já fizeram aumentos de 10% em média nos últimos dias
Após guerra de tarifa, aéreas sobem preços
DA REPORTAGEM LOCAL
Depois de travar uma acirrada
guerra de tarifas, Varig, TAM e
Gol aumentaram suas passagens
em 10%, em média, nos últimos
dias. A justificativa apresentada
foi o aumento do preço do combustível usado nas aeronaves.
A estratégia é tentar recuperar
as perdas sofridas durante o trimestre passado, quando os preços foram mantidos mais baixos
apesar da alta do combustível.
O resultado da política de evitar
o repasse do aumento do combustível já apareceu fortemente
nos balanços divulgados pela Gol
e pela TAM e deve também ser
sentido, segundo os especialistas
em aviação, no fechamento das
contas da Varig, que ainda não divulgou seu balanço.
No segundo trimestre, a TAM,
que não tinha resultado líquido
negativo desde o terceiro trimestre de 2003, registrou prejuízo de
R$ 24,7 milhões. No mesmo período, a Gol teve lucro líquido de
R$ 51,52 milhões, mas diminui
substancialmente seu ritmo de
crescimento. Na comparação entre o segundo trimestre deste ano
e o do ano passado, a expansão do
lucro da Gol foi de 4,9% -o incremento no primeiro trimestre
de 2005, por exemplo, foi de
63,8% em relação a 2004.
Agora, as empresas aéreas dizem que a política de não-repasse
se tornou insustentável.
Varig mais popular
A Varig anunciou ontem que,
"para ser mais competitiva no
mercado", vai suspender os serviços de classe executiva nas rotas
nacionais a partir do dia 29 deste
mês. As aeronaves serão reconfiguradas para aumentar a oferta
de assentos de classe econômica.
A empresa também implantará
na próxima terça-feira o sistema
de reservas em seus vôos na ponte
aérea Rio-São Paulo. As reservas
serão para parte dos assentos e
poderão ser realizadas até três horas antes do horário do vôo.
As mudanças de perfil, segundo
a companhia, têm foco no aumento da rentabilidade. De acordo com a Varig, a decisão foi tomada depois de ser implementada a nova política de tarifas
-com reduções de até 83%- e
verificado um aumento na demanda pela classe econômica.
A companhia informou que está contatando os passageiros que
estão na lista da classe executiva
em vôos posteriores ao dia 29, para reacomodá-los na classe econômica. A empresa promete restituir a diferença na tarifa.
Promoções
Apesar dos aumentos nas tarifas, as empresas prometem continuar a competição de preços com
promoções ocasionais.
"Tivemos uma explosão no preço do combustível. Foi um índice
de elevação forte no maior componente de custo. Mas as promoções devem continuar", diz Tarcísio Gargioni, vice-presidente de
marketing e serviços da Gol.
O executivo rebateu a análise,
feita por especialistas, de que a
Gol teria se aproveitado de um
momento de diminuição da importância da Varig para aumentar
sua margem de lucro e se tornar
uma companhia "low cost" (de
baixo custo), mas "high fare"
(com altas tarifas). Com preços
próximos aos da TAM, a empresa
precisaria redefinir sua estratégia.
"Nós não temos que nos redefinir, estamos bem definidos. Na
média, temos preços mais baixos
em torno de 20% na compra com
antecedência", afirma.
No próximo final de semana,
em razão do Dia dos Pais, a TAM
oferece promoção com descontos
médios de até 70% no valor das
passagens de ida e de volta.
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