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Consultorias atendem reclamação de cliente
DA REPORTAGEM LOCAL
Com o Código de Defesa do
Consumidor, as empresas passaram a aprimorar seus produtos e
serviços colocados à disposição
da população. Ao mesmo tempo,
os consumidores procuraram conhecer melhor seus direitos.
Embora a atitude das empresas
visasse à redução das reclamações, por meio de produtos de
qualidade, a conscientização dos
consumidores a respeito dos seus
direitos acabou levando a um
maior número de reclamações.
Diante dessa nova situação, as
empresas passaram a montar departamentos para atender às reclamações dos clientes -os chamados SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
Entretanto, diante dos elevados
custos para montar esses departamentos de atendimento em inúmeras cidades, muitas empresas
passaram a buscar os serviços de
consultorias especializadas.
Segundo Francisco Fragata Jr.,
sócio do escritório Fragata e Antunes Advogados Associados,
muitas empresas terceirizam parte ou até toda a sua área jurídica.
O objetivo é atender os consumidores, procurando evitar ações
judiciais longas e dispendiosas.
Para atender seus clientes (entre
eles bancos, cartões de crédito e
grandes redes do varejo), o escritório conta, além da sede em São
Paulo, com filiais no Rio de Janeiro, Salvador, Juiz de Fora, Feira de
Santa e Belo Horizonte.
Preservar imagem
Para o advogado Thyrso Manoel Fortes Romero, da consultoria Gomes de Oliveira Advogados
Associados, uma assessoria adequada proporciona elementos para que a empresa evite processos
administrativos e judiciais.
"Se não for dada a devida atenção às reclamações dos consumidores eventualmente insatisfeitos,
a imagem de uma empresa pode
ser seriamente abalada. Por isso, o
serviço de uma consultoria especializada é importante para evitar
transtornos para a empresa e insatisfação para os clientes."
Se a empresa seguir à risca o que
determina o CDC, atendendo
adequadamente o desejo dos consumidores e orientando-os no
sentido de esclarecer suas dúvidas, ela evitará ser incluída no rol
de entidades como Procons, Decons e associações do setor.
"Agindo dessa forma, ela poderá até ser citada por aquelas entidades como uma empresa de boa
conduta e ter enaltecida a qualidade de seus produtos e serviços",
afirma Romero.
Ele diz que a consultoria atende
inúmeras empresas dos setores
industrial, comercial e de serviços, mas evita citar nomes.
Saber para melhorar
Para Maria Inês Dolci, coordenadora do departamento institucional da Pro Teste, o acompanhamento das reclamações dos
clientes por consultorias pode
ajudar muito as empresas.
Ela ressalta, porém, que as consultorias devem sempre levar as
reclamações dos consumidores
ao conhecimento das empresas.
"Para melhorar seus produtos, as
empresas precisam saber o que os
clientes querem." (MC)
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