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Quatro empresas da OHL não cumpriram metas
Rodovias geridas por elas ficaram acima do índice de mortes em metade das medições
Agência reguladora não pune quem não alcança o índice e diz que as empresas vêm atingindo o que foi estipulado nos editais
FELIPE BÄCHTOLD
JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DA AGÊNCIA FOLHA
As quatro empresas da OHL,
a maior vencedora do leilão das
rodovias federais, não cumpriram metas de redução de mortes nas estradas sugeridas pelo
governo de São Paulo. Em 20
aferições, nos últimos cinco
anos, as concessionárias alcançaram o índice dez vezes.
Anteontem, o grupo de origem espanhola conseguiu arrematar todos os cinco lotes de
trechos federais para os quais
ofereceu propostas. Entre eles,
a Fernão Dias (BR-381, que vai
de São Paulo a Belo Horizonte)
e a Régis Bittencourt (BR-116,
que liga Curitiba a São Paulo).
O cumprimento das metas é
um prêmio simbólico oferecido
pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo),
responsável pela regulação do
setor, para incentivar melhorias na segurança das estradas
paulistas administradas por
empresas. Não há punição para
quem não alcance o índice.
Anualmente a agência propõe às empresas um grau específico de redução de acidentes
para que, em 2020, as estradas
sob concessão em São Paulo
atinjam um padrão internacional de mortes. O cálculo leva
em conta fatores como o fluxo
diário de veículos, a extensão
da via e o número de mortos.
De acordo com a Artesp, o índice ideal é abaixo de 2,5, enquanto o resultado médio nas
rodovias sob concessão em São
Paulo é de 3,8.
Para atingir a meta, a concessionária também precisa reduzir a quantidade de mortos no
tipo de acidente mais fatal na
rodovia no ano anterior.
Intervias, Vianorte, Centrovias e Autovias, que pertencem
à OHL, administram 1.147 km
no interior de São Paulo. O grupo atua no Estado desde 1998 e
tem concessões que vão se encerrar até 2028. Todas as rodovias ficam no norte e nordeste
do Estado, nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Bauru.
A agência informou que considera a situação das estradas
administradas pelo grupo OHL
como dentro da normalidade e
que as empresas vêm cumprindo as condições estipuladas nos
editais de licitação.
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