São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 2008

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Agência fará consulta pública para liberar o Santos Dumont

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) inicia nos próximos dias consulta pública que pode liberar o aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para vôos destinados a qualquer parte do país. A medida favorece a Azul, que deve começar a operar a partir do próximo mês, mas também atende a outras companhias. TAM e Gol já encaminharam à Anac 20 pedidos de rotas.
A diretoria da agência decidiu na última semana revogar a portaria que restringia os vôos no terminal a aeronaves com 50 assentos e à ponte aérea Rio-Congonhas (SP), mas a medida só entrará em vigor após a consulta pública de 30 dias.
"Não existirão mais limitações impostas pela Anac para operações por parte de empresas no Santos Dumont. Qualquer empresa vai poder operar lá com qualquer rota que seja compatível com a capacidade do aeroporto", disse o diretor da Anac Alexandre Gomes de Barros, responsável pela área de infra-estrutura.
Considerando as características no aeroporto, o diretor disse que Vitória (ES), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Curitiba (PR), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP) serão as rotas mais procuradas pelas companhias. A mesma medida será adotada para o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.
Por causa do tamanho da pista, o Santos Dumont continuará sendo proibido a vôos mais longos, uma vez que há limitação de peso para as aeronaves. Mas, nesse caso, a determinação é do próprio fabricante.
"O aeroporto tem uma pista bastante curta, o que significa que você não pode colocar um avião grande para fazer um vôo internacional saindo dali", afirmou Barros. O diretor da Anac nega que a medida tenha como objetivo beneficiar a Azul. Segundo ele, a legislação diz que "qualquer empresa tem liberdade para voar em qualquer aeroporto, obedecidas apenas as restrições de capacidade operacional daquele aeroporto."
Gianfranco Beting, diretor de marketing da Azul, também negou favorecimento.


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