São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 2008

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Azul quer iniciar operação em dezembro

FERNANDA ODILLA
ANDREZA MATAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Azul Linhas Aéreas se prepara para levantar vôo no dia 15 de dezembro com duas aeronaves.
A companhia traçou três planos para começar a operar neste ano. O "plano A" da Azul, contudo, depende de mudanças de regras feitas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para a companhia decolar e pousar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
"Estamos acelerando as operações. Vamos voar neste ano", disse à Folha o diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting. Prevista para decolar em janeiro, a Azul decidiu sair do chão em dezembro para aproveitar a queda do preço do barril de petróleo e as dificuldades financeiras enfrentadas por TAM e Gol/Varig no final do ano, quando há aumento no fluxo de passageiros.
As rotas da companhia ainda são mantidas sob sigilo.
A Azul pediu, em junho, autorização à Infraero para se instalar imediatamente nos aeroportos de Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro (Santos Dumont) para garantir a emissão do Cheta (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo).
Na semana passada, o Embraer 190 da Azul escolheu os aeroportos Viracopos (Campinas) e Salgado Filho (Curitiba) como bases para fazer o primeiro vôo de inspeção da Anac. Depois de fazer o teste, com direito a simulação de passageiro com ataque cardíaco, a aeronave retornou ao Rio de Janeiro.
O vôo de inspeção é a última etapa para a obtenção do Cheta. "Ainda não temos o Cheta, mas temos a indicação com louvor", afirmou Beting.


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