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Azul quer iniciar operação em dezembro
FERNANDA ODILLA
ANDREZA MATAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A Azul Linhas Aéreas se
prepara para levantar vôo no
dia 15 de dezembro com duas
aeronaves.
A companhia traçou três
planos para começar a operar neste ano. O "plano A" da
Azul, contudo, depende de
mudanças de regras feitas
pela Anac (Agência Nacional
de Aviação Civil) para a companhia decolar e pousar no
aeroporto Santos Dumont,
no Rio de Janeiro.
"Estamos acelerando as
operações. Vamos voar neste
ano", disse à Folha o diretor
de marketing da Azul, Gianfranco Beting. Prevista para
decolar em janeiro, a Azul
decidiu sair do chão em dezembro para aproveitar a
queda do preço do barril de
petróleo e as dificuldades financeiras enfrentadas por
TAM e Gol/Varig no final do
ano, quando há aumento no
fluxo de passageiros.
As rotas da companhia
ainda são mantidas sob sigilo.
A Azul pediu, em junho,
autorização à Infraero para
se instalar imediatamente
nos aeroportos de Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro (Santos Dumont) para garantir a emissão do Cheta
(Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo).
Na semana passada, o Embraer 190 da Azul escolheu
os aeroportos Viracopos
(Campinas) e Salgado Filho
(Curitiba) como bases para
fazer o primeiro vôo de inspeção da Anac. Depois de fazer o teste, com direito a simulação de passageiro com ataque cardíaco, a aeronave
retornou ao Rio de Janeiro.
O vôo de inspeção é a última etapa para a obtenção do
Cheta. "Ainda não temos o
Cheta, mas temos a indicação com louvor", afirmou
Beting.
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