São Paulo, quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petroleira de Eike eleva reservas em 40%

Aumento se deve a aquisições de participação em áreas de outros operadores e a novos dados sísmicos

DA SUCURSAL DO RIO

A OGX, petroleira de Eike Batista, informou ontem ao mercado que aumentou suas estimativas de reservas em 40%, de 4,8 bilhões de barris para 6,7 bilhões de barris.
As reservas não são comprovadas -para isso, seriam necessárias perfurações, o que ainda não foi feito-, mas o número representa quase a metade das reservas provadas que a Petrobras acumula (sem o pré-sal).
O aumento no portfólio se deve, primeiro, às aquisições de participações em áreas de petróleo de outros operadores, negociadas recentemente, e também à obtenção de novos dados sísmicos. As estimativas são certificadas por uma consultoria internacional, a D&M.
Em setembro, a OGX concluiu a aquisição de fatia em sete áreas na bacia do Parnaíba (MA). A empresa tem autorização para explorar 29 áreas hoje.
Na bacia de Santos, a OGX anunciou, há um mês, a descoberta de um reservatório com potencial de até 1,5 bilhão de barris. A área havia sido concessão da Petrobras, que a devolveu à União por considerá-la de baixo potencial.
Diante do aumento no portfólio, a empresa diz que está reavaliando seu plano de negócios para dimensionar melhor suas necessidades de equipamentos para os próximos quatro anos. A OGX afirma ter US$ 4,5 bilhões em caixa, o que seria suficiente para executar o novo portfólio até 2013, sem, em princípio, haver necessidade de novas captações.
Com a nova estimativa, o número de poços perfurados previstos passará de 51 para 79, dos quais 62 no mar e 7 em terra.
A OGX disse que seu foco é a exploração das áreas no pós-sal, embora não descarte a possibilidade de um dia procurar petróleo abaixo do sal em suas áreas de concessão.
O mercado recebeu a notícia com cautela. Analistas questionaram a metodologia das estimativas e a qualidade do óleo. As ações da OGX caíram 6,8%.


Texto Anterior: País será o 6º maior em petróleo, diz agência
Próximo Texto: Ranking: Petrobras é a 3ª maior em valor de mercado do Brasil e dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.