São Paulo, sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

PODE FECHAR
A Rússia ampliou ontem a mais quatro unidades a suspensão à importação de carne suína dos EUA. Com a decisão, esse mercado poderá ser completamente fechado. Motivo: os EUA não estão atendendo os padrões de qualidade exigidos, segundo autoridades russas.

ATRASOS
A agência de vigilância russa afirmou à Reuters que as suspensões incluem gigantes exportadoras norte-americanas e que a interrupção nas compras ocorre porque os produtores norte-americanos de suínos estão atrasados nos acordos sobre certificação de segurança.

QUESTÕES POLÍTICAS
Apesar de os russos justificarem as medidas tomadas contra os EUA por falta de medidas sanitárias, empresas norte-americanas as classificam como um posicionamento meramente político.

ABAIXO DO ESPERADO
A produção de açúcar cresceu 8,2% neste ano devido ao volume crescente de cana moída e à opção maior das usinas pelo açúcar. Mas essa produção fica abaixo do que se previa. O volume de álcool recuou 6,9%, segundo a Unica.

BOM PARA O BRASIL
As importações de soja pela China devem ficar acima do que se previa. As estimativas mais recentes do Usda apontam para 41 milhões de toneladas, 500 mil a mais do que a estimativa feita no mês passado.

PINHÃO-MANSO
A Embrapa Agropecuária Oeste está identificando as principais pragas do pinhão-manso. Uma delas é a cigarrinha verde. Agora, a empresa busca parcerias para estabelecer medidas eficientes de controle no combate a essa praga.

SEM CLASSIFICAÇÃO
O clima adverso no cerrado mineiro nesta safra fez com que cerca de 30% da produção atual de café arábica não alcançasse a classificação "bebida dura para melhor". Na safra passada, o percentual foi de 15%, segundo o Cepea.

SEM PREÇO
Já no mercado de café robusta, as chuvas permitiram bom desenvolvimento das lavouras no Espírito Santo. Maior produção, no entanto, pode significar preços menores, o que preocupa os produtores.

RECUPERAÇÃO
O valor bruto da produção agrícola para as principais lavouras deve atingir R$ 156,8 bilhões em 2010, com alta de 2,3% sobre a deste ano. A avaliação é de José Gasques, do Ministério da Agricultura.

FÔLEGO NOVO
Excesso de chuva e previsão de produção menor fizeram o preço do arroz agulhinha pago ao produtor subir para até R$ 28,50 por saca ontem no Sul.


Texto Anterior: Telefonia: Vivendi amplia para 72% fatia na GVT
Próximo Texto: Análise: Resultado não abala perspectiva positiva
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.