São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


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INTERNET
Para analistas, é preciso criar novos meios para ajudar a definir valor de companhias de tecnologia
Megafusão complica critério de avaliação

MAURO TEIXEIRA
da Reportagem Local

A compra da Time Warner, o maior grupo de telecomunicações do mundo, pela America Online, é um marco de um processo que vai ampliar as dificuldades dos especialistas em avaliação de valor de empresas.
O meganegócio representou, como dizem os norte-americanos, a vitória dos "clicks" sobre os "bricks" (tijolos, em inglês).
Grosso modo, o valor de mercado de uma empresa de tecnologia é determinado basicamente pelo potencial de crescimento de seus usuários. "O problema é que o número de usuários de Internet ainda cresce muito", diz Roque Sut Ribeiro, gerente de renda variável da corretora Síntese.
O vai diferenciar uma empresa da outra, diz Ribeiro, será a gama de serviços oferecidos. No caso da AOL, o negócio pode significar um acréscimo aos seus atuais 21 milhões de usuários dos 13 milhões de assinantes de TV a cabo da Time Warner. E quanto isso vai valorizar a companhia?
Difícil dizer, concordam os analistas. O certo é que esse valor será alto. "A avaliação das empresas desse setor ainda é um mundo a ser descoberto", prevê Flavio Dania, coordenador de pesquisas de investimentos do Unibanco. Ele acha que é preciso criar critérios próprios, usando indicadores diferentes daqueles que definem o valor das empresas tradicionais.
Os analistas são unânimes em dizer que a tendência de crescimento deve se manter nos próximos anos, mas há quem preveja um golpe duro em quem tirar demais os pés do chão. "As empresas de Internet estão sendo hiperavaliadas, em níveis absurdos. Os investidores estão comprando um valor futuro virtual, mas não há garantia de eternidade", diz Fabio Alperowitch, sócio da corretora Fama Investimentos.
Ele cita a Globo Cabo, cujas ações dispararam após o anúncio de um acordo com a Microsoft. "Como uma empresa que ainda é uma promessa pode valer mais do que uma Sadia, que tem fábricas, patrimônio?", indaga.
Por enquanto, no Brasil, essas questões estão restritas à Globo Cabo, mas em breve muitas outras empresas do setor devem atrair as atenções dos investidores, esperam os analistas.
A valorização das empresas de Internet foram de tal amplitude que uma Microsoft, por exemplo, vale hoje mais do que 604 empresas latino-americanas de capital aberto, segundo levantamento da Economática. O valor de mercado da empresa de Bill Gates era anteontem de US$ 579,21 bilhões, enquanto o grupo de companhias da América Latina era avaliado em US$ 526,04 bilhões.
"Ninguém sabe onde isso vai parar, nem aqui nem nos Estados Unidos", diz Flavio Dania.


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