São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 2003

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PAINEL S.A.

Mico 1
A indústria de bens de consumo duráveis foi a que menos conseguiu repassar o aumento de custos em 2002, segundo estudo da LCA Consultores. Os custos cresceram 45,8%, enquanto seus produtos foram reajustados em 16,8%.

Mico 2
O comércio sofreu um encarecimento de custos de 40,1%, e reajustou seus preços em 13%. Mas neste ano, segundo as estimativas da LCA, deve conseguir repassar mais 60% dos custos represados.

Para a frente
A indústria de não-duráveis foi a que fez o maior repasse: recebeu uma conta 45,2% maior dos fornecedores, mas deu o troco nos clientes, com reajustes de preços de 30,6%.

Sobras
Apesar das "sobras" de repasses para este ano, a projeção da LCA é de que a inflação fique em 9,2%, no atacado, pelo IGP-M, e em 9,8%, no varejo, pelo IPCA.

Ajuda moderada
O mercado de turismo interno conseguiu fechar o ano passado com um movimento 15% superior ao do ano anterior, segundo a Abav (associação das agências de viagens). A ajuda da desvalorização cambial foi mais forte em 1999, quando o crescimento chegou a 60%.

Empreendedores
A Fundação Banco do Brasil lança até fevereiro, em São Paulo e Curitiba, o seu projeto para capacitação de decasséguis. A estimativa é assessorar, neste ano, mais de 3.000 decasséguis recém-chegados ao país na abertura de seus negócios.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Linha desocupada

A saída para as operadoras de telefonia fixa é tentar oferecer produtos acessíveis ao público ainda excluído deste mercado, avalia Carlos Rocha, da BearingPoint. Dificilmente haverá mudanças nos sistemas de reajustes de preços do setor. Para conquistar a população com menor poder aquisitivo e "desencalhar" os mais de 10 milhões de linhas paradas, seria necessária a criação de alternativas mais baratas. Há mais de um ano a procura é muito inferior à oferta de linhas. Entre as propostas em análise no setor, apresentadas inclusive na Anatel, está a opção de pré-pagos na telefonia fixa. Com um risco menor de inadimplência, os valores cobrados poderiam ser mais acessíveis, popularizando o serviço. Tudo para conseguir ocupar as linhas.



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