|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Juro menor e prazo mais longo elevam vendas com financiamento
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
A indústria automobilística bate
recordes no volume financiado ao
mercado na esteira de um movimento de queda nas taxas de juros
e ampliação no prazo para pagamento. Os juros praticados no final de 2005 foram os menores
desde março de 2001. Os recursos
liberados pelos bancos e financeiras para compra de carros financiados sobem de maneira contínua há 31 meses -atingiram o
seu maior volume em novembro.
Foi em novembro de 2004 que
as primeiras compras com parcelamento em cinco anos -até então o prazo máximo era de quatro
anos- apareceram no setor. Como o consumidor tem como
principal preocupação fazer a
parcela caber no bolso, os prazos
a perder de vista e as taxas menores "turbinam" a demanda.
Na hora de fazer a conta, porém,
essas facilidades têm um custo visível: ao fazer uma operação em
60 meses, sem uma entrada no ato
da compra, o consumidor compra um carro, mas paga dois ao final do plano. Mesmo com a entrada, há perda. Um modelo Palio Fire 1.0 bicombustível é vendido hoje por uma média de R$ 23.990. Se
o comprador adianta à loja um
volume igual a 20% do valor, faz
um plano em 60 meses (juros
mensais de 2,14%), cada parcela
sairá por R$ 591,28. Ao final do
plano, o carro terá custado R$
35.476. Ou seja, um valor 47,8%
superior ao preço à vista.
Na compra do Gol Power 1.6 bicombustível, pagam-se à vista hoje R$ 35.774. Com uma taxa de juros de 2,5% ao mês, em 60 meses,
cada parcela sairá por R$ 1.165. Ao
final do contrato, o valor do carro
terá sido de R$ 69.919.
Levantamento mensal do Banco Central mostra que, em novembro de 2005, a taxa de juros
anual atingiu 34,89% nas revendas. É a menor desde março de
2001 (33,64%). O volume de crédito liberado naquele mês para
compra de carros bateu em R$ 49
milhões. Ele sobe de forma ininterrupta desde abril de 2003.
Texto Anterior: Veículos: Produção de carros é a maior da história Próximo Texto: Luís Nassif: TV digital e regulação Índice
|