UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Reserva, na bacia Sergipe-Alagoas, é o 1º campo "gigante" fora de Campos; óleo é de boa qualidade, do tipo levíssimo

Petrobras faz maior descoberta desde 96

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras descobriu um campo "gigante" de petróleo na bacia Sergipe-Alagoas, com reservas estimadas em 1,9 bilhão de barris, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo). É a maior descoberta da desde 1996 e é o primeiro campo gigante encontrado fora da bacia de Campos.
O último reservatório descoberto com esse porte foi o do campo de Roncador, a bacia de Campos, com 2 bilhões de barris.
Além do tamanho, o novo campo é importante por causa da qualidade do óleo. Segundo a ANP, o petróleo achado no local é considerado levíssimo -46 graus API (medida de densidade). Os óleos da bacia de Campos, que representa 80% da produção nacional, têm pouco mais de 20 graus API.
Quanto mais alto o grau, mais leve é o óleo e maior o seu valor. Isso porque um óleo leve rende mais derivados nobres (gasolina, gás de cozinha e nafta). Seu custo de processamento é menor.
O petróleo foi achado a 29 km da costa de Sergipe. É uma descoberta de águas profundas -os poços foram furados a uma profundidade de 1.150 metros da superfície da água.
Todas as importações sobre o novo campo foram dadas pela ANP. A Petrobras confirmou a descoberta, mas informou que ainda realiza testes para determinar sua viabilidade comercial.
O óleo encontrado é semelhante ao importado do Oriente Médio para ser misturado ao óleo pesado da bacia de Campos e permitir o seu processamento pelas refinarias nacionais. As unidades da Petrobras, a maior parte delas da década de 70, não estão adaptadas ao petróleo pesado que vem sendo descoberto nos últimos anos. Por isso, é necessária a mistura.


Texto Anterior: Fusão no ar: Varig e TAM explicam aviões devolvidos
Próximo Texto: Mercado financeiro: Dólar cai para menor valor desde janeiro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.